Lucas Pereira Galvão de Barros conquista menção honrosa na 7ª Olimpíada de Matemática da Romênia
Lucas Pereira Galvão de Barros trouxe mais um brilhante resultado para o Brasil. Em sua participação na 7ª Olimpíada de Matemática da Romênia (Romanian Master in Mathematics – RMM), o aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado conquistou menção honrosa.
“Fiquei muito feliz com o resultado. As provas da RMM são bem complexas e exigem grande conhecimento. Receber esse prestígio, após uma competição com estudantes tão capacitados, é realmente bom”, comemora.
Realizada em Bucareste (Romênia), a 7ª RMM reuniu cerca de 100 estudantes, de 14 países, entre eles Bulgária, China, Estados Unidos, França, Hungria, Itália, México, Peru, Polônia, Reino Unido e Rússia. Na competição, os alunos mostraram suas habilidades em Matemática, trocaram conhecimentos e entraram em contato com outras culturas. A participação brasileira na competição é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa/MCTI) – unidade de pesquisa supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Orgulhoso do resultado, o professor Edson Roberto Abe, orientador das equipes do Objetivo para olimpíadas de Matemática, afirma que a dedicação aos estudos foi um dos fatores que contribuíram para o desempenho de Lucas Galvão na competição. “Ele sempre foi um aluno muito aplicado, assistiu às aulas preparatórias paras as olimpíadas de Matemática do colégio, fez muitos exercícios. Ele está sempre buscando novas informações.”
Lucas coleciona bons resultados em olimpíadas científicas internacionais. Medalhista de ouro nas últimas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e na Olimpíada Paulista de Matemática (OBM), o estudante foi prata na 1ª Olimpíada de Matemática da Lusofonia (2011, Portugal), na 17º Olimpíada de Maio (2011, Argentina) e na 21ª Olimpíada Rioplatense de Matemática (2012, Argentina). Em 2013, ele conquistou bronze na 19º Olimpíada de Maio.
Sobre a participação em competições internacionais, o estudante afirma que gosta muito da experiência e que a visita à Romênia proporcionou boas recordações. “É sempre interessante. As olimpíadas nos dão o conhecimento para a realização das provas e sabedoria ao promover o contato com culturas diversificadas, por meio da interação que temos com participantes de outros países. A Romênia é um país que eu, com certeza, visitarei novamente, quero muito participar da competição de novo. Foi uma semana que eu não trocaria por nada”, ressalta.
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.