Nícolas Goulart e Sebastião Froes representam Brasil na Olimpíada Internacional de Economia

Nícolas Goulart de Moura e Sebastião Froes Nachtergaele Gomes Navarro, alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado, representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Economia (International Economics Olympiad – IEO), prevista para ocorrer no formato on-line no período de 26 de julho a 1 de agosto em Riga (Letônia), sediada pela Universidade da Letônia.

Medalhistas de ouro na Olimpíada Brasileira de Economia (Obecon), os alunos garantiram as vagas após excelente desempenho na competição, realizada em três fases de 14 março a 6 de junho. A Obecon também contou com a participação dos alunos Giovanni Carrilho Malta e Marcela Stracieri Janchevis Preiss, que conquistaram medalhas de bronze.

“Foi uma experiência incrível participar da olimpíada, pois me permitiu conhecer e trocar experiências culturais com pessoas de todo o Brasil que possuem interesses comuns na área de Economia. Estou extremamente ansioso para a IEO. É uma oportunidade única para poder demonstrar meus conhecimentos para todo o mundo,”afirma Nícolas.

Confira a entrevista na íntegra dos alunos Nícolas e Sebastião:

O que o estimulou a participar da olimpíada de economia?

NÍCOLAS: sempre gostei da área de Economia por sua capacidade de aplicar a Matemática em temas que, a princípio, não são objetos da matemática, como a forma com que indivíduos realizam decisões ou como uma determinada política pública pode auxiliar na resolução dos problemas de um país.

SEBASTIÃO: meu interesse foi despertado em especial pelo professor Lucas Barros, que sempre me incentivou a estudar a matéria, indicando materiais e cursos por meio dos quais eu poderia ampliar meu conhecimento. A partir disso, porque já participei de outras olimpíadas e estou muito acostumado com elas, fazer a Obecon foi natural.

As olimpíadas de Economia têm particularidades diferentes das demais?

NÍCOLAS: Sim. As duas primeiras fases da Obecon se assemelham a provas tradicionais, possuindo questões dissertativas e de múltipla escolha. Contudo, o formato da fase final é único no universo olímpico, sendo composto por tarefas, tanto individuais quanto coletivas, ao longo de três dias.

SEBASTIÃO: Na terceira fase os alunos fazem individualmente uma pesquisa sobre uma área de mercado especificada e depois se juntam em grupos (escolhidos pelos organizadores da olimpíada) para desenvolver um negócio, junto com suas projeções financeiras e um modelo de negócio adequado. É uma ótima forma de conhecer novas pessoas interessadas em economia e de desenvolver novas amizades.

O que achou do nível das provas da Obecon?

SEBASTIÃO: é muito variado, já que as três fases têm formatos distintos. Então, é muito importante que o aluno tenha afinidade com todos os campos da economia para garantir um bom desempenho. Minha maior dificuldade foi provavelmente na terceira fase, já que eu tive muito pouca preparação para a elaboração de business cases, mesmo assim, consegui uma ótima pontuação. Minha equipe ficou em 2° lugar!

NÍCOLAS: A minha maior dificuldade foi durante o Sprint 3, da terceira fase. Após trabalhar por mais de 17 horas consecutivas, em um momento em que você passa a duvidar da própria capacidade, você tem que manter o grupo unido e operante no desenvolvimento da apresentação, pensando nas possíveis falhas que seu trabalho pode ter, isto é, nas ideias mal explicadas, para poder corrigi-las.

Como foi a sua preparação para a competição Obecon?

NÍCOLAS: Criei uma forte base na área de matemática, me familiarizando com as mais diversas ferramentas que nos permitem analisar dados. Estudei microeconomia e macroeconomia, recorrendo principalmente a vídeos e livros mais introdutórios, que cobrem uma extensa gama de conteúdos. Por fim, como a melhor forma de se aprender é testando as habilidades, realizei simulados de provas anteriores e até mesmo da própria IEO.

SEBASTIÃO: A minha preparação consistiu de diversos cursos e materiais. Dentre esses, aquilo que mais me ajudou foi a minha participação em aulas preparatórias para olimpíadas de matemática, que prepararam minha capacidade de aplicar meu conhecimento e as informações dadas para solucionar problemas de maneira eficiente. Os cursos de economia do professor Lucas Barros e do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) também foram de grande ajuda, por apresentarem conhecimentos mais específicos relacionados à economia.

Qual a sua expectativa para esse novo desafio internacional?

NÍCOLAS: Estou extremamente ansioso para a IEO. O Brasil sempre foi um participante importante na IEO desde sua criação, em 2018, tendo sido o campeão mundial nos últimos dois anos e, assim, assumo uma grande responsabilidade ao representar o país e defender o nosso título.

SEBASTIÃO: Espero ir bem! Todos os alunos aprovados pela Obecon têm muito potencial, por ela ser uma olimpíada competitiva. Então, tenho certeza de que com bastante estudo e esforço até a olimpíada internacional, conseguirei um ótimo desempenho.

Qual a importância da participação em olimpíadas científicas?

SEBASTIÃO: Os benefícios das olimpíadas para os alunos são inúmeros, e muitos deles permanecerão pela vida. Com elas, aprendemos matérias novas e desafiadoras, que nos instigam a continuar estudando. Bons desempenhos abrem portas para o futuro, como a aceitação em universidades no exterior e em empregos disputados e, acima de tudo, conhecemos pessoas incríveis com interesses parecidos com os nossos.

NÍCOLAS: Além de poder garantir uma vaga importante, quando você participa de olimpíadas você está se desafiando a testar o quanto você entende em relação a um assunto, um ótimo incentivo para você aprofundar seus conhecimentos.

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