Objetivo conquista medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Astronomia

Aventura e conhecimento na Olimpíada Internacional de Astronomia

A medalha de bronze não foi a única conquista da equipe brasileira na 7ª Olimpíada Internacional de Astronomia. Com a viagem à Rússia para a participação na competição, eles ganharam uma experiência de vida incomparável e rica bagagem cultural. É o que afirma a física, astrônoma e professora responsável pelas aulas de Astronomia do Objetivo, Nuricel Aguilera Villalonga, que acompanhou os alunos Felipe Augusto Cardoso Pereira e André Slepetys na viagem.

“Foi uma experiência cultural maravilhosa. Fizemos novos amigos de várias partes do mundo. Essa foi minha primeira viagem internacional com alunos. A responsabilidade foi muito grande, assim como a preocupação em ir para um país totalmente estranho, do qual não entendíamos a língua nem conhecíamos os costumes, e representar bem o Brasil.”

Os ares de maratona não estiveram somente nos três dias de testes pelos quais os estudantes passaram. Para chegar à pequena cidade de Bukova, na região do Cáucaso, eles levaram aproximadamente dois dias. Saíram do Aeroporto de Cumbica (Guarulhos), em direção a Frankfurt (Alemanha), onde pegaram o avião com destino a Moscou. Esse percurso demorou cerca de 18 horas e foi seguido por uma viagem de 4 horas de avião até a cidade de Mineralie Vody. Na região, eles pegaram um ônibus até o local da prova, Bukova, cidade que abriga um centro de estudos científicos, de visita restrita, localizada perto da fronteira com a Chechênia.

Durante a estadia no país, além de se preparar para as provas, eles fizeram alguns passeios pela região. Conheceram diversos radioscópios e telescópios, como o BTO com lente de 6 metros de diâmetro, um dos maiores do mundo. Os passeios também se estenderam a Moscou, capital do país. Toda a equipe brasileira conheceu a Praça Vermelha, onde está o corpo embalsamado do estadista russo Lenin, e o Kremlin, com seu luxuoso museu e suas catedrais.

Segundo a professora Nuricel, a viagem também proporcionou um aprendizado muito grande sobre a história e a cultura russas. “Tivemos um guia russo que fala português e é formado em história pela Universidade de Moscou. Ele fez vários paralelos entre as histórias brasileira e russa. É um povo com uma história dramática e muito mais longa que a nossa, com várias guerras e revoluções. Foram dois dias de imersão cultural total em Moscou. Em Bukova, entramos em contato principalmente com a ciência, mas também com a cultura de outros povos que participaram da Olimpíada.”

Objetivo é destaque na mídia pela conquista da medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Astronomia

Felipe Augusto Cardoso Pereira, aluno do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Objetivo, após ter conquistado uma medalha de bronze por seu desempenho na Olimpíada Internacional de Astronomia, foi pauta de diversos veículos de comunicação. Felipe foi entrevistado pelo repórter Lucius de Mello para o noticiário Jornal do SBT, matéria que foi ao ar no dia 25 de novembro, e teve seu desempenho publicado nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo.

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.