Objetivo Granja Viana tem aluno medalhista de ouro na Olimpíada Iberoamericana de Química
Estar excepcionalmente preparado em Química Orgânica, Inorgânica, Analítica e Físico-Química foi o diferencial que levou Daniel Arjona Hara, aluno da 3ª série do Ensino Médio do Objetivo Granja Viana, a conquistar medalha de ouro na Olimpíada Iberoamericana de Química (OIAQ).
Realizada no início de outubro na Argentina, Daniel Arjona destacou-se entre 57 estudantes, vindos de países como a própria Argentina, Bolívia, Costa Rica, Cuba, Colômbia, El Salvador, Chile, Espanha, Guatemala, México, Peru, Panamá, Paraguai, Portugal, Venezuela e Uruguai.
Para conquistar vaga na Iberoamericana, teve antes de ser premiado na Olimpíada Brasileira de Química de 2011, na qual conquistou a prata; em seguida, foi submetido a uma prova de conhecimentos de laboratório, baseada em perguntas sobre um vídeo. Daniel e mais outros 14 primeiros colocados nesse exame foram convocados para assistir a um curso de aprofundamento dos problemas preparatórios da Olimpíada Internacional de Química (IChO, na sigla em Inglês), na Universidade Federal de Minas Gerais. De lá, realizou mais um exame, que selecionou apenas quatro estudantes, que definiram a equipe brasileira para a IChO e para a Ibero.
“As provas tiveram a duração de cinco horas, apresentando conteúdos não estudados no Ensino Médio. Foram muito difíceis, principalmente a experimental, pois é necessário grande conhecimento em processos laboratoriais. Em São Paulo, essa preparação é oferecida pelo Instituto de Química da USP”, explica Hara.
Esta é sua segunda medalha na Iberoamericana de Química. No ano passado, ele conquistou a prata, mas, no total, já acumula dez premiações:
Medalha de ouro na Olimpíada Iberoamericana de Química de 2012;
Medalha de prata na Olimpíada Internacional de Química de 2012;
Medalha de ouro nas edições 2012, 2011 e 2010 da Olimpíada de Química de SP;
Prêmio Talentos (melhor nota na competição) na Olimpíada de Química de SP 2012;
Medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Química de 2011;
Medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Química Júnior 2008 e 2009;
Medalha de ouro na Olimpíada Paulista de Física 2011;
Medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Física 2010.
Daniel é aluno do Objetivo desde 2006, quando cursava a 5ª série (6º ano) do Ensino Fundamental. Sua intenção é prestar vestibular para Engenharia Química na Universidade de São Paulo (USP), além de participar dos processos seletivos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Harvard.
Galeria de Fotos
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.