Objetivo homenageia Drauzio Varella em celebração dos seus 60 anos de fundação
Algumas ocasiões guardam em si a rara beleza do reencontro de histórias que nunca deixaram de caminhar juntas. Em 2025, o Objetivo segue com as homenagens que celebram os seus 60 anos de existência. Entre os momentos marcantes, destacou-se a noite de 15 de junho, dedicada ao médico oncologista, cientista, comunicador e escritor Dr. Drauzio Varella, figura de relevância e destaque para a história científica e acadêmica do Grupo UNIP/Objetivo.
Tudo começou em 1965, quando um grupo de estudantes de Medicina, composto por João Carlos Di Genio, Drauzio Varella e os médicos Roger Patti e Tadasi Itto, fundou um pequeno curso preparatório para os vestibulares de Medicina.
O excelente desempenho dos alunos nos exames daquele ano impulsionou rapidamente a sua reputação e, já em 1966, o Curso Objetivo se consolidou como um dos maiores da cidade de São Paulo. Com o tempo, expandiu-se até tornar-se a maior instituição de ensino do Brasil. Drauzio atuou como professor de Física e Química no Curso por muitos anos.
Na UNIP, o Dr. Drauzio Varella é presença fundamental. Desde 1996, coordena o Laboratório de Extração, que compõe o Núcleo de Pesquisas em Biodiversidade da universidade. Varella lidera estudos pioneiros com espécies vegetais coletadas em biomas como Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Restinga. Seu trabalho, baseado em técnicas do National Cancer Institute, dos Estados Unidos, deu origem a uma rede integrada de laboratórios – Botânica, Fitoquímica, Microbiologia, Triagem Antitumoral e o Herbário – que fazem da UNIP um centro de referência em pesquisa natural aplicada à saúde. Com visão científica e compromisso contínuo, Drauzio contribui ativamente para o avanço do conhecimento e para o fortalecimento da Ciência.
A noite de homenagens teve a presença de músicos da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, que emocionaram o público com um concerto de câmara interpretando obras de Villa-Lobos; do Balé Cisne Negro, que dançou como se cada movimento narrasse uma memória; e de alunos do curso de Design de Moda da UNIP, que apresentaram a coleção Amazônia, inspirada na fauna, flora e culturas indígenas.
No centro do palco, ladeado por Sandra Miessa Di Genio – diretora presidente do Objetivo e reitora da UNIP –, o Dr. Drauzio Varella sereno, sensível e generoso com suas palavras, conduziu o encontro com humor e profundidade. Compartilhou histórias marcantes, passagens tocantes e reflexões baseadas em seu novo livro, O Sentido das Águas – Histórias do Rio Negro, levando o público a percorrer as paisagens da região Amazônica e os ensinamentos que a floresta, a fauna e os habitantes lhes confiaram ao longo dos anos.
Durante a entrevista, relembrou também passagens marcantes com o Prof. Dr. João Carlos Di Genio, os desafios das expedições científicas e o impacto de tudo o que viu e sentiu na Amazônia.
O Grupo UNIP/Objetivo agradece ao Dr. Drauzio Varella, por nos lembrar que Ciência também é poesia e que, às vezes, ela nasce do som calmo das águas, do silêncio atento da floresta, do olhar generoso de quem busca e compartilha.
Confira abaixo o vídeo “Objetivo homenageia Drauzio Varella em celebração dos seus 60 anos de fundação”.
Galeria de Fotos
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.