OIAQ – Costa Rica: Rafael Parra participa de Olimpíada Ibero-Americana de Química

Rafael Parra: ouro, 1º lugar do Brasil e 2º melhor do mundo em competição de Astronomia — IAAC

Rafael Joaquim Parra, aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado, embarca para um novo desafio internacional. Desta vez, na Costa Rica, onde participará, de 9 a 14 de outubro de 2024, da 28ª Olimpíada Ibero-Americana de Química (OIAQ).

“Eu me sinto muito honrado. Minha expectativa para a competição é imensa, o Brasil tem um retrospecto excelente na OIAQ. A bagagem que acumulei ao participar da IMChO e das seletivas para internacionais de Química alimenta minha esperança de trazer um resultado expressivo para o meu país e para o Colégio Objetivo”, afirma.

O aluno garantiu a vaga para a OIAQ após se classificar entre os oito primeiros do Brasil na Fase 6 da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) de 2024, demonstrando todo o seu conhecimento na área em provas teóricas e experimentais.

Sua preparação para a Ibero de Química tem sido intensiva, com estudo de livros universitários, realização de simulados com questões teóricas da OIAQ e de outras competições nacionais e internacionais, além de treinamentos em laboratório. Rafael conta que também tem estudado os conteúdos da Fase 5 da OBQ, que corresponde a um curso de treinamento e aprofundamento ministrado aos 15 melhores estudantes de Química do Brasil.

“Certamente o meu grande desafio na OIAQ será a pressão para me superar e aplicar da melhor maneira possível toda a minha experiência em olimpíadas, bem como todo o conhecimento na disciplina que adquiri nesses meus anos como aluno olímpico. Não será apenas uma adição única para o meu currículo, mas principalmente um sonho meu desde que conheci as olimpíadas científicas, há 7 anos”, afirma.

Com certeza as expectativas de Rafael serão alcançadas. Aluno dedicado, em 2024 compôs a delegação brasileira na 58ª Olimpíada Internacional Mendeleev de Química (IMChO), realizada na China, e foi medalhista de ouro na Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica (IAAC), conquistando dois prêmios extras por ter sido o segundo melhor do mundo e o primeiro do Brasil no mundial. Na edição deste ano da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP), foi medalha de ouro e classificou-se entre os três melhores estudantes da 3ª série do Ensino Médio do estado de São Paulo. Hoje, ele soma 43 medalhas nacionais em olimpíadas de Química, Biologia, Física, Matemática, Informática, Astronomia, Robótica e Geografia.

Parra compartilha que a Química é a sua grande paixão e que almeja continuar nessa área durante a faculdade. Ele relata que sempre teve um forte interesse pelas Ciências Naturais, com uma curiosidade incessante em descobrir por que e como as coisas funcionam em nosso universo. “Ao me aprofundar na Química, minha compreensão sobre tudo ao meu redor tem evoluído cada vez mais, uma profunda satisfação que dá significado maior para o meu estudo e faz da Química minha disciplina preferida”, explica.

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.