Olimpíada Brasileira de Economia premia alunos do Colégio Objetivo Integrado

Alessandro da Cunha Menegon e Gabriel Telles Missailidis, alunos do Colégio Objetivo Integrado, conquistaram o segundo lugar na Olimpíada Brasileira de Economia (OBECON). Por conta do isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19, esta edição foi totalmente on-line.

A primeira fase, como em todos os outros anos, foi composta por uma prova teórica de múltipla escolha on-line. A segunda foi realizada remotamente pela plataforma Zoom e contou com questões de múltipla escolha e dissertativas.

Na fase final, os participantes interagiram com a organização da OBECON e com os outros competidores por intermédio do aplicativo Discord. “Por lá recebemos materiais, avisos e pudemos trabalhar em grupos, substituindo o convívio tradicional do evento por uma interação digital por meio de câmera e microfone”, explica Alessandro da Cunha Menegon.

Uma das questões propostas na competição foi sugerir uma solução para uma empresa de turismo fictícia afetada pela crise causada pelo Coronavírus. “Durante três dias tivemos que correr contra o tempo, inclusive avançando nas madrugadas para entregar uma resolução individual e em grupo para esse business case. Fizemos uma análise cheia de números e contas complicadas, relatórios e apresentação em PowerPoint em grupo”, comenta Menegon. 

Tanto esforço foi recompensado. Alessandro Menegon ficou satisfeito com o seu desempenho. “De um ano tão conturbado, pelo menos ficará a experiência de ter participado de um evento tão divertido e feito novas amizades com pessoas tão inteligentes, dedicadas e promissoras.”

O aluno Gabriel Telles Missailidis se preparou para participar da Olimpíada Brasileira de Economia estudando por conta própria. “Li muitos livros e assisti a aulas gratuitas na internet. Fiquei muito satisfeito com a minha medalha de prata, pois na competição não achei que meu desempenho tivesse sido tão bom, mas acabou sendo.”

A OBECON também contou com a participação de Rafael Akira Okamura Ferro. Ele foi um dos destaques da competição e conquistou o segundo lugar. Formado pelo Colégio Objetivo Integrado, atualmente cursa Engenharia Mecatrônica na USP. Em 2019, Rafael e o aluno Guilhermo Cutrim Costa integraram a equipe que representou o Brasil na Olimpíada Internacional de Economia (IEO – International Economics Olympiad), na Rússia.

Guilhermo conquistou medalha de ouro e a melhor prova teórica, enquanto Rafael, o bronze. Pelo excelente desempenho, o grupo conquistou também o Troféu de Melhor Equipe do Mundo. O resultado final da IEO classificou, em primeiro lugar geral, o Brasil; em segundo e terceiro lugares, dois times da China.

“Minha preparação para a OBECON foi basicamente durante o ano passado com as aulas de Economia oferecidas pelo Objetivo. O meu histórico de participação em outras olimpíadas também me deu uma forte base em Matemática. Ano passado participei de uma experiência fantástica na IEO em que conheci pessoas do mundo inteiro, troquei muitas experiências e fiz amizades que serão eternas”, declara.

A Olimpíada Brasileira de Economia foi criada em 2018. A edição deste ano contou com 2.312 participantes vindos dos 27 Estados brasileiros na primeira fase, sendo que 32 deles conseguiram completar a intensa fase final.

Parabéns, alunos do Colégio Objetivo Integrado! 

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.