Olimpíada Brasileira de Física divulga resultados: ouro, prata e bronze para alunos do Objetivo

Os alunos do Colégio Objetivo conquistaram 34 medalhas na Olimpíada Brasileira de Física 2011: 5 de ouro, 10 de prata, 12 de bronze e 7 menções honrosas. Esta edição contou com a participação de mais de 200 mil estudantes, do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de todo o País.

Liara Guinsberg e Ivan Tadeu, do Colégio Objetivo Integrado, foram os estudantes com melhor desempenho na OBF 2010, garantindo, com isso, vaga para participar das seletivas para a 43ª International Physics Olympiad (IPhO), prevista para ocorrer na Estônia, e a 16ª Olimpíada Ibero-Americana de Física (OIbF), na Espanha.

Junto com eles irá Luis Gustavo Lapinha Dalla Stella, também aluno do Colégio Objetivo Integrado. Da OBF 2011, ele foi o único do Estado de São Paulo selecionado para as seletivas e para o programa de preparação da competição de 2012.

Também com excelente atuação na OBF 2011, Liara foi escolhida para participar das olimpíadas internacionais de 2013. Ela deve cursar o programa de preparação para a 44ª IPhO, que acontecerá na Dinamarca, e a 17ª OIbF, no Paraguai.

É tradicional a participação dos alunos do Colégio Objetivo em competições internacionais de Física. Em 2011, o Brasil alcançou o melhor resultado de todos os tempos: medalha de ouro com Gustavo Haddad Braga. Pela primeira vez na história da IPhO, um estudante brasileiro trouxe para o Brasil a mais cobiçada das classificações. Para completar, Ivan Tadeu retornou da Tailândia com medalha de bronze.

O Brasil vem evoluindo na competição desde sua primeira participação, em 1999. A primeira medalha de prata do País veio em 2008, com o ex-aluno Guilherme Victal da Costa.

“A 39ª IPhO, que aconteceu no Vietnã, foi muito significativa para o Brasil. A partir dessa edição, passamos a fazer parte de um grupo seleto, ficando à frente de países como Itália e Suíça, e junto ao grupo da França e Alemanha, que têm uma larga tradição neste tipo de evento”, comenta Ronaldo Fogo, coorde–nador de cursos especiais de Física.

Ouro
Gustavo Haddad F. S. Braga
Liara Guinsberg
Luis Gustavo L. Dalla Stella
Ramon Silva de Lima
Thomas A. Ikeda Valvassori

Prata
Daniel Eiti Nishida Kawai
Gabriel D. Bertoldo da Silva
Ivan Tadeu F. Antunes Filho
Julio Barros de Paula
Luis Felipe M. O. Gaivão
Matheus José O. Guimarães
Raul Dario Cabrera Tapia
Renan Fernandes Moreira
Vinicius Chaim
Vinícius Querino Andraus

Bronze
Andressa Dias Ribeiro
Carolina Neves Buhl
Felipe Vallim Almirall
Gustavo Torres Mendes
Jessé Leonardo J. Candido
Jessica Mayumi Sakai
Leonardo G. Yoshitake
Lucas A. de Andrade Hara
Matheus Coelho Ferraz
Mauricio Hiroshi Shiguihara
Willian Werner A. da Costa
William Tutihashi

Menção Honrosa
Bruno Kenichi Saika
Gustavo Iha R. de Moraes
João Vinícus de Souza Silva
Lais Inoue Kurusu
Leandro Yuiti Yamada
Letícia Tutihashi
Murilo Gelly Guarnieri

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.