Olimpíada de Matemática da Lusofonia: Gustavo Haddad Braga conquista mais um ouro para o Brasil

Dos quatro representantes brasileiros, dois são alunos do Colégio Objetivo. Além do ouro conquistado por Gustavo Haddad Braga, o estudante Daniel Eiti Nishida trouxe o bronze de Portugal

Depois de conquistar a inédita medalha de ouro para o Brasil na Olimpíada Internacional de Física, realizada em julho na Tailândia, o estudante Gustavo Haddad Braga, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo, alcançou novamente a máxima premiação, obtendo ouro e o primeiro lugar geral na 1ª Olimpíada de Matemática da Lusofonia.

A competição, realizada na Universidade de Coimbra, em Portugal, de 20 a 31 de julho, contou com a participação de 23 estudantes de países de língua portuguesa: Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Timor Leste e, como observador, São Tomé e Príncipe.

Gustavo integrou a delegação brasileira junto com mais três estudantes, sendo um deles – Daniel Eiti Nishida Kawai – aluno do Objetivo Atibaia e ganhador da medalha de bronze.

Haddad conta que nos primeiros dias, para fomentar ainda mais o interesse pela Matemática, foram oferecidas aulas com tópicos gerais, isto é, não diretamente relacionados às questões da prova. Paralelamente, como prevê toda olimpíada internacional, foram organizados passeios por Portugal, com visitas à própria Universidade de Coimbra, museus e à cidade do Porto.

As provas tiveram duração de quatro horas e meia e foram realizadas em dois dias, com a proposição de três problemas abrangendo álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. “Embora possa parecer um tempo grande, isso é completamente compensado pelo altíssimo nível das questões, que cobram, além do conhecimento profundo dos conteúdos analisados, uma dose extra de criatividade para encarar problemas desafiadores, cujas soluções exigem uma linha de raciocínio bastante diferente da usual”, explica Gustavo.

Para chegar à Olimpíada de Matemática da Lusofonia

A seleção dos participantes na Olimpíada de Matemática da Lusofonia foi feita, inicialmente, pelas olimpíadas de Matemática realizadas em cada país. No Brasil, ela ocorreu por meio da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que recebeu a inscrição de cerca de 300 mil estudantes na edição 2010.

Os melhores colocados, caso de Gustavo e Daniel, foram convidados a participar de uma atividade especial de estudos, a Semana Olímpica, ocorrida em janeiro, na cidade de Itatiaia (RJ).

Com base no desempenho na OBM e nos testes de seleção, foram divulgados os quatro representantes brasileiros, sendo dois deles alunos do Colégio Objetivo.

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.