Olimpíada de Química SP – 2010: alunos conquistam medalhas de ouro e bronze

Cinco medalhas: dois ouro e três bronze foi o resultado da participação dos alunos do Colégio Objetivo na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP). A entrega das medalhas aconteceu no Instituto de Química da USP, logo após a correção da prova de conhecimento e raciocínio a que os candidatos se submeteram nesse mesmo dia.

Daniel Arjona de Andrade Hara e Gustavo Haddad Francisco S. Braga, da 2ª série do Ensino Médio, foram contemplados com medalhas de ouro, enquanto Gustavo de Carlis Miranda, Luís Enrique Pimentel Bennaton Usier, da 3ª série, e Carolina Reis Bonizzio, da 2ª série, conquistaram medalhas de bronze.

Os 40 estudantes premiados na OQSP são automaticamente inscritos na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) pela própria Associação Brasileira de Química (ABQ-SP), órgão que promove a competição. Todos os autores, coautores e professores de Química dos finalistas recebem certificado de participação.

Fases da OQSP
A OQSP compreende três fases. A primeira, que tem início em setembro, consiste em uma redação, realizada nas escolas, sobre o tema proposto. Química Verde: rumo a produtos e processos sem impacto ambiental foi o tema escolhido para 2010. Os professores de cada escola selecionam as melhores redações, separando duas da 1ª série e duas da 2ª série do Ensino Médio; depois da escolha, a instituição inscreve seus alunos na olimpíada.

A segunda fase começa em março, quando a Comissão Julgadora convoca os autores das 100 melhores redações para a fase final – caso da aluna Carolina Bonizzio –, bem como os treineiros da Fuvest com as melhores notas na prova escrita de Química – caso dos alunos Daniel, Gustavo Haddad, Gustavo Miranda e Luís Henrique.

Em junho, ocorre a prova final, mas antes de iniciá-la, os candidatos assistem a palestras e experimentações por parte dos professores que compõem a comissão responsável pelos experimentos.

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.