Olimpíada de Química SP-2009 premia cinco alunos do Objetivo

A fase final da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP), que ocorreu no Instituto de Química da USP no dia 6 de junho de 2009, premiou cinco alunos do Colégio Objetivo: três da 2ª série e dois da 3ª série do Ensino Médio.

A entrega das medalhas aconteceu logo após a correção da prova de conhecimento e raciocínio a que os candidatos se submeteram nesse mesmo dia. As 40 medalhas entregues foram divididas entre alunos da 2ª e da 3ª série do Ensino Médio.

Entre os vencedores de 2ª série estão Matheus Lima Barbosa de Túlio, do Objetivo Tatuapé, Cássio dos Santos Sousa, do Objetivo Paulista, ambos premiados com medalha de prata; e Wilton Bastos de Jesus, do Objetivo São Vicente, que garantiu bronze. Da 3ª série estão os alunos André Hahn Pereira, do Objetivo Granja Viana, e Denis Marques Amorim, do Objetivo Vergueiro, também com bronze.

O aluno Wilton Bastos considerou a experiência interessante. “Tive excelentes aulas preparatórias e apoio nas aulas de olimpíada. Foi muito bom”, descreve.

Os 40 estudantes premiados na OQSP são automaticamente inscritos na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) pela própria Associação Brasileira de Química (ABQ-SP), órgão que promove a competição. Todos os autores, coautores e professores de Química dos finalistas recebem certificado de participação.

Entre esses professores estava Perseu Lúcio de Paula, do Objetivo São Vicente. “A importância das olimpíadas de maneira geral, no campo da ciência, é a de estimular a pesquisa, o desenvolvimento cognitivo. Não é só a premiação que é importante, mas o avanço intelectual na relação entre ensino e aprendizagem. A ciência avança não pelas descobertas, mas pelas curiosidades, pelas perguntas, pelos questionamentos”, resume.

Fases
A OQSP compreende três fases. A primeira, que tem início em setembro, consiste em uma redação, realizada nas escolas, sobre o tema proposto. Química Forense foi o tema escolhido para 2009. Os professores de cada escola selecionam as melhores redações, separando duas da 1ª série e duas da 2ª série do Ensino Médio; depois da escolha, a instituição inscreve seus alunos na olimpíada.

A segunda fase começa no mês de março, quando a Comissão Julgadora convoca os autores das 100 melhores redações para a fase final, bem como os treineiros da Fuvest com as melhores notas na prova escrita de Química. No mês de junho ocorre a prova final, mas antes de iniciá-la, os candidatos assistem a palestras e experimentações por parte dos professores que compõem a Comissão Responsável pelos Experimentos.

Confira os vencedores do Objetivo:

AlunoSérieMedalha
Matheus Lima Barbosa de TúlioPrata
Cássio dos Santos SousaPrata
Wilton Bastos de JesusBronze
André Hahn PereiraBronze
Denis Marques AmorimBronze

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.