Olimpíada Europeia de Física (EuPho): aluno do Objetivo ganha medalha de bronze na Letônia

Luã de Souza Santos conquistou medalha de bronze na Olimpíada Europeia de Física (EuPho), em Riga, capital da Letônia. A competição foi realizada entre os dias 31 de maio e 5 de junho de 2019 e reuniu estudantes do Ensino Médio europeus e de países convidados. Cerca de 150 estudantes, de 30 países, participaram do torneio.

A olimpíada é dividida em duas provas, uma teórica e uma experimental. Luã teve o melhor desempenho da equipe brasileira na prova experimental. “A prova foi difícil. Tínhamos pouco tempo para fazer as contas e os experimentos. Pelo nível de dificuldade, não sei se esperava uma medalha. Me preparei da melhor maneira que pude. Estou feliz pela conquista”, comenta o aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado.

Diferente do estilo de prova da Olimpíada Internacional de Física (IPhO), a EuPho concentra-se em problemas de enunciados simples e que requerem soluções criativas. A proposta é simular o mais precisamente possível uma situação real de pesquisa em Física. “A EuPho exige uma solução criativa. Ela dá um problema e não necessariamente uma dica de como resolvê-lo. Eles estimulam a pensar muito para conseguir resolver as questões”, explica Luã.

É a Olimpíada Brasileira de Física (OBF) que seleciona o time brasileiro para as internacionais. Luã foi medalhista de ouro na OBF.

Participar de uma competição internacional é sempre uma alegria, além de dar oportunidade de conhecer novas pessoas, fazer amigos, praticar inglês, ampliar o conhecimento e trocar experiências com estudantes com as mesmas afinidades.

Em competições acadêmicas, Luã é um superatleta. Ele conquistou medalhas em competições nacionais e internacionais. Até o momento, foram 18 medalhas em olimpíadas nacionais. Sua coleção de prêmios se estende para Astronomia, Informática, Robótica, Ciências, Química e Física. Além de ser bronze na EuPho, o estudante foi ouro na Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica.

“O Luã conquistou para o Brasil uma medalha de bronze que nos dá muito orgulho! Ele simplesmente estava disputando uma olimpíada de Física com os melhores alunos da Europa e de países convidados. Uma medalha internacional é sempre comemorada com muito entusiasmo por todos, e o Luã foi aplaudido efusivamente pelos colegas quando entrou na sala de aula com a medalha no peito. Mais um grande orgulho para todos nós do Objetivo”, comemora Ronaldo Fogo, professor orientador para olimpíadas de Física do Colégio Objetivo.

Luã tem pela frente mais dois desafios internacionais. Em julho, viaja para Varsóvia (Polônia), onde ele e Enzo Serrano Barbosa fazem parte da equipe brasileira no Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT). Em agosto, representa o País na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), na Hungria.

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.