Olimpíada Europeia de Física (EuPhO): Luã de Souza representa o Brasil na Letônia

Luã de Souza Santos, aluno da 3.a série do Colégio Objetivo Integrado, parte para um novo desafio. Ele representará o Brasil na 3.ª Olimpíada Europeia de Física (EuPhO). A competição será realizada de 31 de maio a 4 de junho em Riga (capital da Letônia).

“Participar de uma competição internacional é sempre uma alegria; é a oportunidade de conhecer novas pessoas, praticar o inglês e fazer novas amizades. Estou fazendo simulados para me preparar e conseguir um bom resultado”, diz Luã.

Organizada anualmente, a EuPhO reúne estudantes do Ensino Médio europeus e de países convidados. Cada país pode mandar até cinco alunos. No ano passado, 27 países participaram da competição.

A olimpíada tem uma prova teórica e uma experimental, e diferentemente do estilo de prova da Olimpíada Internacional de Física (IPhO), ela foca em problemas de enunciados simples e soluções criativas. A proposta é simular mais precisamente uma situação real de pesquisa em Física.

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) seleciona o time brasileiro que participa das competições internacionais. Luã foi medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Física. O estudante tem em seu currículo importantes conquistas nacionais e internacionais.

A última conquista internacional foi a medalha de ouro e o prêmio especial de Melhor Prova Observacional na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), realizada em Ayolas, no Paraguai.

Isso tudo é muito gratificante. A medalha veio em decorrência de um ano intenso de estudos para ser aprovado nas seletivas. Fazia provas de anos anteriores, frequentava o planetário, manuseava telescópios e muito mais. O prêmio de Melhor Prova Observacional veio como consequência de ter gabaritado a prova de planetário”, conta Luã.

Em 2019, os alunos do Objetivo conquistaram um feito inédito: conseguiram a classificação para as três olimpíadas comandadas pela Sociedade Brasileira de Física. “Nossos alunos conseguiram mais uma honraria inédita. Nunca antes uma escola no País tinha conseguido o feito de selecionar dois alunos para a IPhO, um aluno para a EuPhO e um aluno para a Ibero de Física. Isso é fruto do trabalho sério de todos os profissionais envolvidos e de um ensino de qualidade no dia a dia. Essa é nossa receita”, comenta Ronaldo Fogo, professor orientador para olimpíadas de Física do Colégio Objetivo.

Parabéns, alunos e professores do Objetivo!

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.