Olimpíada Internacional de Física Online (IPhOO) – Equipe do Objetivo é campeã mundial

O torneio apresenta novo formato de competição científica e desafia estudiosos da disciplina. Equipe do Colégio Objetivo Integrado conquista o primeiro lugar na classificação geral

Os alunos do Colégio Objetivo Integrado realizaram mais um feito inédito em olimpíadas científicas. A equipe Brazil Team A – composta por Ana Figueiredo de Jesus, Giovani Hidalgo Ceotto, Leonardo Henrique Martins Florentino, Marina Maciel Ansanelli e Cássio dos Santos Sousa (ex-aluno do Objetivo, atualmente estuda no ITA) – obteve o primeiro lugar geral na Olimpíada Internacional de Física Online (International Physics Online Olympiad – IPhOO), conquistando para o país o título de campeão mundial.

A equipe do Objetivo ficou à frente de estudantes de países como Canadá, Cingapura, China, Espanha, Estados Unidos e Índia. Realizada em julho deste ano, a competição reuniu mais de 120 participantes.

Criada em maio de 2013, a IPhOO apresenta um formato diferenciado em relação ao das olimpíadas científicas tradicionais. A maior diferença é que as provas – já tão complexas quando feitas presencialmente – são executadas pela Internet. São propostas 20 questões de múltipla escolha e dissertativas, para serem resolvidas e enviadas em um prazo de 15 dias. A competição admite participantes do Ensino Fundamental ao Superior, que são premiados individualmente e por times.

Segundo os alunos, foram necessários vários encontros no mês de julho para resolver uma série de problemas de dificuldade alta. Pela regra, era possível que cada um dos integrantes do grupo enviasse uma versão diferente das soluções, mas decidiram enviar as mesmas soluções. “Foi muito bom voltar a participar de uma olimpíada com alunos do Objetivo, não poderia ter escolhido grupo melhor. Esforçamo-nos para resolver todas as questões juntos. O resultado foi a conquista do 1º lugar geral da competição. Mais do que nossa, essa foi uma grande vitória do Brasil”, declara Cássio dos Santos Sousa.

Unânimes, os alunos reconhecem a complexidade da olimpíada e acreditam que um dos seus maiores atrativos é ser feita pela Internet. “Como estou na 1ª série do Ensino Médio, essa competição propiciou a experiência de tentar resolver questões e aprender com os participantes do meu grupo que são mais experientes”, explica Marina Maciel Ansanelli.

Leonardo Henrique Martins Florentino, da 2ª série, conta que achou muito interessante o formato do torneio, principalmente a interação com pessoas de todo o mundo sem sair de casa. Para Ana Figueiredo de Jesus, também da 2ª série, esse novo modelo online possibilita a flexibilidade de horários e proporciona às equipes mais tempo para pesquisar. “Foi desafiador. Os problemas não tinham soluções óbvias. Além das fórmulas, foram necessários muito estudo e criatividade para a resolução dos exercícios.”

Giovani Hidalgo Ceotto, da 3ª série, revela que sempre sentiu curiosidade de participar de algo relacionado ao universo acadêmico virtual e quando surgiu o convite para atuar na IPhOO não hesitou em aceitar.  “A competição me surpreendeu. O formato da prova, as questões e os desafios, tudo estava muito bem elaborado, explorando desde a Física Clássica até a Teoria da Relatividade e a Física Quântica. Poder ver a bandeira do Brasil na divulgação das premiações é algo emocionante.”

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.