Olimpíada Internacional de Informática: entre quatro estudantes selecionados, dois são do Objetivo

Renato Ferreira, estudante de apenas 14 anos, passa à frente de universitários e conquista vaga para competir na IOI. André Hahn, ouro na OBI-2009, destaca-se entre inúmeros estudantes na fase nacional e prepara-se para a internacional

O nome do mais jovem participante da Olimpíada Internacional de Informática 2009 (International Olympiad in Informatics – IOI), torneio que ocorrerá de 8 a 15 de agosto, em Plovdiv (Bulgária), é Renato Ferreira Pinto Júnior, de apenas 14 anos, aluno do 9º ano do Objetivo Marquês.

O resultado chama a atenção por dois motivos: primeiro porque Renato é o estudante mais jovem a participar da Olimpíada Internacional de Informática, realizada pela primeira vez em 1989; segundo é o fato inédito de um aluno de Ensino Fundamental se classificar para competir no nível 2 da modalidade Programação, a mais complexa do torneio, superando estudantes de Ensino Médio e Superior.

De igual talento, André Hahn Pereira, com 17 anos, aluno da 3ª série do Ensino Médio do Objetivo Granja Viana, também participará da IOI. A equipe brasileira, composta por quatro estudantes, dois do Colégio Objetivo, mostrará, entre competidores de mais de 70 países, tudo o que sabe sobre Computação.

Segundo o professor Luís Rogério da Silva, coordenador dos Cursos Especiais do Objetivo para as Olimpíadas de Informática e de Robótica, apenas os melhores alunos em computação buscam o desafio do nível 2, que requer, para cada um dos problemas das provas, domínio de conteúdos da Ciência da Computação. “Não basta que o programa obtenha uma solução correta, ele deve ser eficiente. Foi nessa condição que André conseguiu demonstrar grande domínio em programação e, Renato, de forma fantástica, obteve feito inédito no mundo: com 14 anos, conseguiu vencer estudantes do Ensino Médio e universitários,” diz o professor.

O caminho para chegar à Bulgária
Dedicação é a palavra que resume o ótimo desempenho de André e Renato. Além das aulas regulares, foram dedicadas horas diárias de estudo e uma preparação específica, que os levou a conquistar ótimas classificações, inicialmente, na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), atividade que pré-seleciona os melhores da área: André faturou o primeiro lugar e Renato, o quinto. Renato e André disputaram no nível 2 da Programação, para alunos até a 3ª série do Ensino Médio ou o 1º ano universitário.

Os mais bem classificados na modalidade Programação Nível 2 da OBI participaram da seletiva para IOI no Instituto de Computação da Unicamp. Caso de André e Renato que, pelo ótimo desempenho, foram selecionados a compor a equipe no mundial.

“Na prova da Unicamp, foram apresentados problemas computacionais de diferentes níveis de dificuldade. Houve também problemas mais complexos, que exigiram soluções diferenciadas para resolvê-los completamente: foi preciso conhecer profundamente geometria, matemática e, principalmente, algoritmos computacionais”, explica Renato. André Hahn completa dizendo que: “Durante o curso da Unicamp foram aplicadas também quatro provas em dias distintos; elas tinham por intuito selecionar os alunos para o IOI. Nas provas seletivas, foram cobrados conhecimentos mais avançados de programação como simulação, backtracking, grafos e programação dinâmica.”

Olimpíada Brasileira de Informática
A 11ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) premiou 39 alunos do Colégio Objetivo, com medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa. Realizada em duas fases, a OBI reúne alunos do Ensino Fundamental, Médio e do 1º ano universitário nas modalidades Iniciação e Programação.

A modalidade Iniciação consiste na resolução de exercícios, sem uso do computador, sobre lógica de programação; divide-se emnível 1, voltado aos estudantes até o 7º ano; e nível 2, até o 9º ano. Na modalidade Programação, as tarefas da prova exigem a utilização do computador para aplicação de conhecimentos em estruturas de dados e técnicas de programação. Há três níveis: nível Júnior, para alunos do Ensino Fundamental; nível 1, para alunos até a 2ª série do Ensino Médio; e nível 2, para alunos até a 3ª série do Ensino Médio ou 1º ano universitário. Na Programação Nível Júnior, os alunos do 9º ano do Objetivo Paulista, Ramon Silva de Lima e Raul Dario Cabrera, conquistaram primeiro e segundo lugar, respectivamente.
Acompanhe abaixo os medalhistas:

Olimpíada Brasileira de Informática ouro

Ouro
André Hahn Pereira
Arthur de Souza
Bruno Cicone de Almeida
Gabriel da Cunha Rodrigues
Leonardo Gushiken Yoshitake
Luana Moreira de Oliveira
Ramon Silva de Lima
Raul Dario Cabrera Tapia
Thomas Akio Ikeda Valvassori
Vinícius Pereira Mancebo Gomez

Prata

Enrico Peceguini Ruggieri
Priscila Miki Cortez Tema
Renato Ferreira Pinto Júnior

Bronze
Aline Alves Rodrigues
Andre Shimizu
Caio Rodrigues Faria Brighenti
Caroline Yukari Ueno
Diana Reis Della C. G. Pacheco
Diego Yutaka Kaminha
Flavio Vitor Simões Leal
Gil Pierre de Toledo Herck
Jônatas Vieira Costa
João Lucas Zoz Bracco
Letícia Tutihashi
Vinicius Tinarelli Silva
Vítor Meneguzzi Groterhorst

Menção Honrosa
Ana Clara Ribeiro Yane
Daniela Rodrigues Faria Brighenti
Diego Hideki Taira
Eduardo Albuquerque Salgado
Eloé Santiago da Silva Pereira
Giovana Ribeiro
Jessica Mayumi Sakai
Lorenna Righetto Mokus
Mariana Montenegro Terceros
Maria Eugenia Costa de Souza
Ricardo Koaru Komesco
Victor Kioshi Higa
Tiago Andrade Regueira

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.