Olimpíada Internacional de Informática: Renato Ferreira representa País em mundial na Tailândia

Renato Ferreira Pinto Júnior, aluno do Ensino Médio do Colégio Integrado Objetivo, representará o Brasil na 23ª International Olympiad in Informatics (IOI), que ocorrerá na Tailândia, de 22 a 29 de julho.
“A Olimpíada Internacional é muito disputada, reunindo cerca de 70 países. Tenho estudado para melhorar a cada ano e participar junto com os melhores”, comenta o estudante, que competirá na modalidade Programação.

Para chegar à Internacional, Renato teve que obter ótimo desempenho na Olimpíada Brasileira de Informática, o que o levou a participar de um curso de Programação Avançada no Instituto de Computação da Unicamp. Do grupo que frequentou essas aulas saíram os quatro integrantes do time que defenderá o Brasil.

“Serão exigidos conhecimentos na área de Computação, como Algoritmos e Estruturas de Dados. Para um bom rendimento nas provas é muito importante a criatividade e a capacidade de resolver problemas, uma vez que, além de corretas, as soluções para as questões devem ser eficientes”, explica.

Renato conseguiu importantes conquistas em olimpíadas científicas. Ele integrou a equipe nacional da 22º IOI – realizada no Canadá, em 2010 – e retornou trazendo medalha de bronze. Em 2009, com apenas 14 anos, fez história por ser o mais jovem participante da IOI e o primeiro aluno de Ensino Fundamental a classificar-se para competir no nível 2 da modalidade Programação, a mais complexa do torneio, superando estudantes de Ensino Médio e universitários.

Sobre a importância de participar de desses torneios, Renato acredita que, além da possibilidade de explorar e desenvolver temas que só seriam estudados na universidade, competições como essa motivam os alunos a estudarem e compartilharem conhecimentos e experiências com jovens do mundo inteiro. “Essa é uma ótima oportunidade de descobrir interesses, o que influencia de modo decisivo a escolha de uma profissão.”

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.