Olimpíada Internacional de Matemática: Rafael Daigo Hirama conquista menção honrosa no Japão

Matemática, palavra que vem do grego mathematiké e do latim mathematica, significa “ciência que se ensina”. O Objetivo, como centro propagador do saber, vem conquistando importantes vitórias a cada dia, como resultado do projeto olímpico do Colégio, que incentiva a participação dos alunos nas Olimpíadas do conhecimento.
Rafael Daigo Hirama, da 2ª série do Ensino Médio do Objetivo Cambuí, de Campinas, é um dos alunos talentosos que fazem parte dessa equipe olímpica. Ele conquistou menção honrosa na Olimpíada Internacional de Matemática (OIM), evento realizado no mês de julho em Tóquio, no Japão. A competição reuniu 500 estudantes do Ensino Médio de cerca de 85 países.
“Fiquei um pouco ansioso, nervoso e muito feliz”, comenta Rafael, medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2002. “Quando ouvi falar na OIM, ainda na 6ª série, eu já sonhava em ir para essa competição. É um sonho realizado, porque pude conhecer pessoas do mundo todo, com interesses parecidos”, completa.
A seletiva para a OIM, aberta para todos os premiados da OBM, foi longa e difícil, com três meses de duração. “Tive que me dedicar muito nesse projeto, estudando desde a metade de 2002. Minha família acompanhou todo meu esforço e eles gostaram bastante do resultado”, afirma Rafael.

Competição disputada
A OIM, pioneira entre as competições científicas internacionais, foi criada na Romênia em 1959. As questões abordadas nas provas envolvem várias áreas da disciplina, como aritmética, álgebra, equações lineares e quadráticas, polinômios e geometria, entre outras. Porém, mais importante do que o conhecimento formal, a competição exige alto nível de abstração e análise.
Todas as equipes são compostas por, no máximo, seis estudantes, sendo dois líderes. Cada competidor responde a seis questões, que correspondem a 42 pontos. Os melhores colocados recebem as medalhas de ouro, prata e bronze, e todos aqueles que obtiverem 100% de acerto em pelo menos uma das questões recebem a menção honrosa.
Pela primeira vez, a OIM foi realizada no Japão. “Sempre quis conhecer esse país, e agora tive a oportunidade”, comenta Rafael, que já havia viajado para a Argentina, competindo na Olimpíada Internacional Rio-platense de Matemática 2002, na qual conquistou a medalha de bronze. Também em 2002, Rafael conquistou medalha de ouro na Olimpíada de Matemática do Cone Sul.

Preparação para viagem
Para se acostumar com a diferença de fuso horário, Rafael acertou seu relógio uma semana antes do embarque. Ele foi se adaptando ao horário (12 horas à frente), freqüentando aulas e simulados diários, num ritmo puxado, com atividades marcadas até durante a madrugada. “Por causa da diferença do fuso, é nesse horário que faremos a prova no Japão”, explica o aluno.
No dia 18 de julho, Rafael participou da cerimônia de encerramento da OIM, que aconteceu no renomado Shibuya Public Hall, um dos principais estádios do Japão, palco de shows de artistas e bandas internacionais como Iron Maiden, Guns n’ Roses e Bon Jovi.
A Olimpíada Internacional de Matemática tem o objetivo de revelar e aprimorar aptidões, possibilitando a troca de informações entre jovens matemáticos do mundo todo. E por que tantos talentos se dedicam ao estudo da Matemática?
“No meu caso, gosto da Matemática porque nela tudo é extremamente determinado, ou seja, você só pode afirmar algo se puder provar Matemáticamente, sem sombra de dúvida”, finaliza Rafael.

Curiosidade
Em 825 d.C., o trono do Império Árabe era ocupado pelo califa al-Mamum. Seu sonho era transformar o reino em um grande centro de ensino. Para tanto, ele criou a Casa da Sabedoria (Bayt al-Hikma), que reunia estudiosos como al-Khowarizmi, considerado o principal matemático árabe de todos os tempos.
A missão de al-Khowarizmi era traduzir textos indianos. Num deles, ele descobriu dez símbolos que hoje parecem simples, mas que revolucionaram a história da humanidade: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Empolgado, al-Khowarizmi escreveu diversos livros sobre o sistema de numeração decimal, divulgando a arte matemática pelo mundo.

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.