Olimpíada Paulista e Brasileira de Física premia alunos do Objetivo

Três medalhas de ouro, oito de prata, 18 de bronze, quatro menções honrosas. Esse é o resultado final da participação dos alunos do Colégio Objetivo na Olimpíada Paulista de Física (OPF) 2002, cuja premiação lotou o teatro Arthur Rubinstein, em São Paulo, no final do mês de março. Foram premiados na cerimônia 139 estudantes de todo o Estado, com medalhas, certificados, livros acadêmicos e dicionários.

O interesse pela Física aumenta a cada ano que passa. Em 2001, foram 9 mil alunos inscritos. Em 2002, cerca de 12 mil estudantes de 1.470 escolas disputaram a OPF, que é um programa permanente da Associação Paulista de Professores de Física (Aprofi), voltado para estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Sua meta é identificar novos talentos e incentivar o aprimoramento científico, melhorando a qualidade de ensino no País.

“Gosto da Física porque ela tem uma explicação lógica para tudo”, relata Gibran Henrique de Souza, aluno da 8ª série do Objetivo Mogi Mirim. Ele conquistou a medalha de ouro no nível I (5ª a 7ª séries), repetindo o ouro na OPF 2001. “Com as Olimpíadas, aprendi que a vida toda é uma prova, e que a gente precisa sempre se esforçar ao máximo”, explica.

Leonardo Slaski Bianchi, da 7ª série do Objetivo Taubaté, “calouro” em competições de Física, também obteve a medalha de ouro do nível I, em sua primeira participação na Olimpíada. “Não fiz a prova pensando no resultado, foi uma surpresa completa! Estou muito feliz e espero participar de novo”, comenta.

Quem surpreendeu novamente foi o aluno Rafael Daigo Hirama, do 2º ano do Objetivo Cambuí (Campinas). Além da medalha de ouro no nível III (Ensino Médio), ele recebeu uma homenagem especial por ter obtido a maior nota absoluta da prova, marcando 99,5 pontos. “Sempre gostei de disputar Olimpíadas, acho muito divertido”, diz.

O ex-aluno Jean Paul Salas Poveda, da unidade Vergueiro, atualmente cursa o primeiro ano de Engenharia na Poli/USP e conquistou a medalha de prata no nível III. “Estou muito feliz, porque acompanhei as aulas complementares de Física, e elas foram importantes para que eu tivesse um bom desempenho, não só na Olimpíada, mas também no vestibular, me ajudando a ter novas ideias, novos raciocínios”, lembra Jean Paul.

Alunos do Objetivo estão entre os melhores da Olimpíada Brasileira de Física

O empenho e a dedicação dos alunos do Objetivo resultaram em ótimas colocações na Olimpíada Brasileira de Física (OBF), uma das principais competições estudantis do Brasil, realizada em 23 Estados e no Distrito Federal, com a participação de mais de 22 mil estudantes do Ensino Médio.

Nessa competição, os estudantes Rafael Daigo Hirama (Objetivo Cambuí), Thiago Marques Esteves e Victor Hugo Farias (Objetivo Brasília) ficaram entre as 17 melhores colocações da OBF na categoria 1ª série do Ensino Médio. Jong Woo Jin (Paulista) e Rubens Junqueira Afonso (Objetivo Mogi das Cruzes) conquistaram a 7ª colocação entre os alunos do 2º ano.

Jong, atualmente cursando o 3º ano, comemora triplamente: além de ter conquistado medalha de bronze na Olimpíada Paulista de Física, ele ficou na 7ª colocação da Olimpíada Brasileira de Física, ao lado de Rubens Junqueira. Ambos participam das seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Física em 2003 (a etapa Internacional acontece na China, e a Iberoamericana, em Cuba).

O aluno revela que não sabia nada de Física até entrar na equipe olímpica do Objetivo. Em 2001, Jong alcançou a 8ª colocação na Olimpíada Brasileira de Física, e só aí percebeu o seu talento na área de Exatas. Desde então, ele já participou de cerca de dez competições estudantis.

“Adoro o Objetivo, porque foi a escola que me guiou até aqui. Aprendi que é bom estudar, fiz muitas amizades e acho que o colégio deve incentivar mais ainda a participação dos alunos nas Olimpíadas”, explica Jong, que vai prestar vestibular para Engenharia na Poli/USP.

Rafael Hirama obteve a 2ª colocação na OBF. “Fui bem na prova, mas outros alunos também tiveram excelente desempenho. Participando dessas competições, pude conhecer muitas pessoas e fazer novas amizades”, comenta. O aluno terá a chance de participar do processo preparatório para as Olimpíadas Internacionais de Física em 2004 (sediadas na Coreia e no Brasil). Os estudantes Thiago Esteves (5º colocado na OBF) e Victor Farias (17º colocado) também participam das seletivas.

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.