OURO para Alexandre Andrade! Mais uma conquista para o Brasil na Ibero-Americana de Física

Aluno do Objetivo, Alexandre Almeida conquista OURO em Biologia na Espanha
Aluno do Objetivo, Alexandre Almeida conquista OURO em Biologia na Espanha
Aluno do Objetivo, Alexandre Almeida conquista OURO em Biologia na Espanha

“Participar de uma olimpíada científica é uma forma de avaliar meu conhecimento.
Essa conquista mostra o quão longe é possível ir com dedicação.”

Alexandre Andrade de Almeida

O Brasil vem sendo representado de maneira brilhante por Alexandre Andrade de Almeida. O aluno da 2ª série do Colégio Objetivo Integrado superou mais um desafio e conquistou medalha de ouro na 28ª Olimpíada Ibero-Americana de Física (OIbF). Organizada pela Costa Rica, a OIbF ocorreu de forma on-line, de 23 a 30 de setembro de 2023, e contou a participação de 22 países.

A delegação brasileira fez as provas no centro de aplicação organizado pela Olimpíada Brasileira de Física e pela UFRGS, em Porto Alegre (RS). Os estudantes foram desafiados em questões que envolveram conhecimentos em mecânica, eletromagnetismo, termodinâmica e física moderna. “A primeira prova foi prática de elétrica, a segunda, exigiu respostas a quatro questões muito conhecidas da IPhO – Olimpíada Internacional de Física – de anos anteriores. As provas não estavam difíceis, mas eram longas. Meu maior desafio foi o tempo”, comenta o estudante.

Conquistar uma vaga para representar o Brasil em competições internacionais não é fácil. Alexandre passou por um rigoroso processo que começou no ano passado com a prova da Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Em abril de 2023, 89 dos melhores estudantes de Física do Brasil reuniram-se em João Pessoa (PB) no Torneio Brasileiro de Física (TBF). O excelente desempenho do aluno garantiu a vaga para a OIbF.

No mês de setembro, Alexandre subiu duas vezes ao pódio. Emendando uma vitória na outra, também conquistou medalha de ouro na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia, realizada na Espanha, e a maior nota entre os estudantes brasileiros.

Ele destaca que as preparações para as duas olimpíadas foram intensas e contaram com o apoio dos professores de Física e de Biologia do Objetivo, que fizeram um cronograma complementar e primordial, sem conflitos de horários, para que conseguisse conciliar os estudos.

A dedicação, o empenho, a sede pelo conhecimento e o querer ir sempre além, demonstram o brilhantismo do aluno, que começou a participar de olimpíadas aos 10 anos, quando cursava o 5º ano do Ensino Fundamental. Agora, Alexandre tem apenas 16 anos e coleciona 80 premiações científicas, nacionais e internacionais, entre elas dezenas de medalhas de ouro, prata, bronze e várias condecorações.

Alcançar um grau de excelência em uma determinada matéria olímpica, seja Física, Química, Biologia ou tantas outras, é uma tarefa muito difícil. Contudo, jovens com múltiplas habilidades encontram terreno fértil dentro da estrutura e nas várias oportunidades proporcionadas pelo Colégio Objetivo.

“Creio que o Alexandre percebeu isso rapidamente e tem se destacado com brilhantismo. Não é fácil conquistar ouro em olimpíadas internacionais, em disciplinas tão específicas, como Física e Biologia. Isso apenas mostra o grau de comprometimento e dedicação do Alexandre. Parabéns!”, comenta o professor Ronaldo Fogo, coordenador dos cursos especiais de Física do Objetivo.

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.