Ouro para Lívia Tiemi! Aluna é premiada em competição internacional de Astronomia on-line — IAAC

Lívia Tiemi Bidoia de Freitas, da 3ª série do Ensino Médio, superou mais um desafio em olimpíadas científicas. A aluna do Colégio Objetivo Paz foi medalha de ouro na International Astronomy and Astrophysics Competition (IAAC), competição que reuniu mais de 1.500 estudantes de todo o mundo. Lívia conquistou primeiro lugar na modalidade Júnior, voltada para menores de 18 anos, superando participantes da Alemanha, França, China e Japão.

Composto por três fases, o torneio foi realizado totalmente on-line entre os meses de março e junho. A IAAC é dividida em rounds, em que os concorrentes enfrentam diferentes desafios de Astronomia e Astrofísica. Os problemas envolvem conceitos e artigos científicos, habilidade de interpretação de texto e domínio da Língua Inglesa, já que toda a prova é neste idioma. “A primeira fase é tranquila de realizar. Já a segunda é onde está o maior esforço de toda a olimpíada. Fiz 33 de um máximo de 36 pontos. A terceira fase é simples, porém difícil no quesito tempo e é necessário gabaritar para ganhar destaque internacional”, comenta a aluna.

Satisfeita com seu desempenho, Lívia compartilhou a felicidade de superar os desafios enfrentados. “Fiquei surpresa com o meu resultado. Fiz a olimpíada ano passado pela primeira vez e, apesar de ter me saído bem, ganhei bronze. Então, comparando com o resultado deste ano, foi um salto enorme”, comemora.

A estudante explica que a IAAC é diferente em vários quesitos das demais olimpíadas internacionais de Astronomia, como a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (OLAA) e a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (IOAA). “A IAAC também requer conhecimentos prévios. Além do estilo de prova diferente e da não necessidade de passar por processos seletivos para participar, ela permite que você aprenda, pesquise e entre em contato com conteúdos acadêmicos de Astronomia e Astrofísica durante a própria realização da prova.”

Lívia conta que tem grande interesse em estudar fenômenos cósmicos do universo e seu envolvimento com a Astronomia começou pelo fato de essa ciência estar profundamente relacionada com a Física, matéria em que pretende se aprofundar na faculdade.

A estudante já participou de diversas olimpíadas científicas de Matemática, Ciências em geral, Astronomia e Física. Agora ela se prepara para o seu próximo desafio, o Online Young Physicists’ Tournament (OYPT), programado para ocorrer 2 a 6 de agosto de 2023. 

“Ser aluno olímpico é um enorme diferencial, contribui não só com conhecimentos acadêmicos, mas para a vida. Participar de olimpíadas é uma aventura que abre inúmeras portas desde o início. Elas trazem um prazer pelos estudos e permitem viver experiências únicas, além de conhecer pessoas incríveis”, afirma.

Parabéns, Lívia Tiemi Bidoia de Freitas, pela dedicação e esforço!

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.