Parabéns, Arthur Kui! Medalhista de ouro na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB) em Cuba

Parabéns, Arthur Kui! Medalhista de ouro na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB) em Cuba

Arthur Kui, aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado, conquistou medalha de ouro na 17ª Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), competição anual entre alunos do Ensino Médio de países da América Latina, Portugal e Espanha. A OIAB foi realizada de 8 a 13 de setembro, em Havana (Cuba).

“Tal conquista é fruto de muita dedicação do Arthur, que obteve o segundo melhor desempenho na OIAB entre estudantes ibero-americanos. Essa premiação eleva ainda mais o currículo do aluno e serve como uma das formas de ingresso em universidades”, comemora Fernando Paiva, professor do Colégio Objetivo de aulas especiais para olimpíadas de Biologia.

A olimpíada abrangeu todas as áreas da Biologia. As três provas experimentais (Botânica, Zoologia e Bioquímica) e as duas teóricas colocaram sua preparação à prova

de uma maneira completa. “Minha preparação foi bem intensa, com leitura de vários livros e resolução de exercícios de olimpíadas passadas. As aulas semanais de laboratório que tive com os professores do Objetivo foram essenciais. Elas me deram a prática necessária para as provas experimentais e, com certeza, contribuíram para a conquista da medalha”, explica Arthur

Ele revela que seu maior desafio foi a prova experimental de Zoologia, que exigiu conhecimento específico. “Quando terminei as provas, eu realmente não esperava um resultado tão bom. Foi uma surpresa enorme e uma validação de todo o esforço que investi na minha preparação.”

Além das provas, a participação dos alunos na OIAB foi enriquecida com visitas aos principais pontos culturais da cidade e centros de estudo e pesquisa.

“Foi uma experiência incrível que vai ficar marcada na minha memória para sempre. Embora estivesse muito focado no lado acadêmico, o mais especial foi conhecer alunos de 15 países ibero-americanos e ter a chance de visitar um lugar tão diferente do Brasil. Foi enriquecedor em todos os sentidos”, afirma Arthur.

Rumo a Cuba

O jovem carimbou seu passaporte rumo a Cuba após excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), ocasião em que também conquistou a medalha de ouro, em meio a mais de 163 mil estudantes. 

Seu interesse por olimpíadas científicas começou no 8º ano do Ensino Fundamental. Desde então, não parou mais de competir. Hoje, soma mais de 25 prêmios em olimpíadas de Ciências, Física, Química e Biologia, entre os quais, a medalha de bronze na 19ª Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (IJSO).

As medalhas e o aprendizado obtidos abrirão portas para Arthur Kui em universidades como USP e Unicamp, seja pelo vestibular, seja pelas vagas olímpicas. Ele, contudo, vê ainda muitas outras vantagens de ser aluno olímpico.

“As olimpíadas foram fundamentais para o meu desenvolvimento ao longo do Ensino Médio e me permitiram aprofundar meus conhecimentos nas áreas que mais me interessam, como a Biologia. Mas, para mim, uma das maiores vantagens de participar dessas competições é a chance de viajar, conhecer pessoas de diferentes lugares e trocar experiências com outros indivíduos apaixonados pelas Ciências”, revela.

Agora, Arthur está focado no vestibular e pretende cursar a graduação no exterior. “Tenho um interesse muito forte na intersecção entre Biologia e Engenharia. Por isso, estou me preparando para estudar nos Estados Unidos, onde acredito que terei a oportunidade de explorar essas áreas com maior profundidade durante a graduação”, afirma.

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.