Parabéns, Marcela Hernandes! Medalha de prata na Olimpíada Ibero-americana de Biologia (OIAB)
Marcela Hernandes Pereira, aluna do Colégio Objetivo Integrado, conquistou a medalha de prata na Olimpíada Ibero-americana de Biologia (OIAB), competição anual entre alunos do Ensino Médio de países da América Latina, Portugal e Espanha.
Neste ano, diante da necessidade de cumprimento das regras de isolamento social decorrentes da pandemia, a OIAB ocorreu de forma on-line, de 5 a 10 de setembro de 2021, e contou com a presença de 46 estudantes de 12 países.
Os participantes testaram seus conhecimentos em quatro provas: duas prático-teóricas específicas de Microbiologia e de Bioinformática, e duas provas teóricas gerais, contendo 150 questões, que abordaram Bioquímica, Etologia, Ecologia, Cladística, Fisiologia vegetal e animal.
“O nível estava mais elevado do que esperava, mas foi uma boa prova, a maioria das questões eram complexas, sem estarem absurdamente difíceis”, conta.
A aluna compôs a delegação brasileira na OIAB após obter um excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), promovida pelo Instituto Butantan, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e do Ministério da Educação.
Marcela foi selecionada em meio a 50 mil estudantes do Ensino Médio, participantes da OBB de todo o país, ocasião em que conquistou a medalha de ouro e o Troféu Menina da Biologia 2021, concedido à aluna com o maior número de respostas corretas na prova.
Apaixonada por Biologia, ela diz que as olimpíadas científicas foram decisivas para sua escolha profissional. “Descobri essas competições quando entrei no Objetivo no 9.º ano. Estou na 3.ª série e pretendo cursar medicina, graças – em grande parte – ao trabalho dos professores. A maioria do que é ensinado nas aulas de olimpíada cai nas segundas fases dos vestibulares, o que te ajuda a ter um desempenho acima da média nessas provas. Os conteúdos que não são de vestibular, que correspondem àquilo que seria aprendido na faculdade, ajudam na escolha da carreira.”
Sobre a importância de participar de eventos como esse, Marcela ressalta que, além da possibilidade de explorar e desenvolver temas que só seriam estudados na universidade, eles motivam os estudantes a compartilharem conhecimentos e experiências com jovens de diferentes países. “Participar da Ibero foi uma experiência única. Houve interação entre as equipes e cada país apresentou um pouco de sua cultura.”
Fernando de Paiva, professor orientador para olimpíadas científicas de Biologia, destaca a dedicação e seriedade dos alunos do Colégio Objetivo. “Fomos agraciados com ótimos resultados em 2021. Isso demonstra que nossos alunos mantiveram o ritmo de estudos e o foco nas provas. Além da felicidade de termos duas alunas na fase final da OBB, sendo uma delas a Menina da Biologia, ainda fechamos o ciclo das olimpíadas de Biologia com a medalha de prata da Marcela. Parabenizo todos os alunos que participaram, ganhando ou não medalhas. Que nas próximas edições possamos ter mais alunos representando tão bem nosso colégio e nosso país!”
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.