Rafael Daigo Hirama é medalha de prata na 45ª Olimpíada Internacional de Matemática – Atenas 2004

Se o assunto é classificação em olimpíadas, competições e simulados, não dá para deixar de citar o nome Rafael Daigo Hirama, aluno da 3a série do Objetivo Campinas. Além da primeiríssima colocação no simulado aberto do Objetivo, sua mais recente performance aconteceu de 6 a 18 de julho, durante a 45a International Mathematical Olympiad (IMO), a Olimpíada Internacional de Matemática, realizada em Atenas, na Grécia, onde Daigo conquistou medalha de prata pela excelente atuação.

Para chegar a esse resultado, Rafael teve que resolver questões complexas sobre aritmética, álgebra, equações lineares e quadráticas, polinômios, geometria, entre outras. Além disso, tão importante quanto o conhecimento prático, é o alto nível de abstração e análise que a competição exige. A seletiva para a IMO, aberta a todos os premiados da Olimpíada Brasileira de Matemática, foi longa e difícil, consumindo ao todo três meses.

Tida como a pioneira e mais importante competição internacional, a IMO foi criada na Romênia em 1959. Tem participação de cerca de 100 países, representados por equipes de até seis estudantes secundários, com dois líderes. Cada competidor responde a seis questões, equivalentes a 42 pontos.

Caso a história de Rafael fosse contada, poderia ser resumida em um misto de dedicação, inteligência, estudo, apoio familiar e escolar. Estudante do Objetivo desde a 5a série do Ensino Fundamental, vem marcando dia a dia sua trajetória no Colégio com muitas medalhas.

Suas participações em olimpíadas de Matemática como a Paulista, a Brasileira, a Internacional Rio-Platense, a do Cone Sul ou a Internacional de Matemática, dão o tom a essa conversa de campeão. Também, pudera; são várias horas de organização, disciplina e tempo de estudo destinadas à fixação do conteúdo aprendido na sala de aula. Questões para serem respondidas amanhã? Nem pensar. Rafael é daqueles que esclarecem as dúvidas no ato.

Menções honrosas também fazem parte do rol dos melhores. Para consegui-las, os estudantes precisam acertar totalmente pelo menos uma das questões. Premiação assim, Rafael também alcançou na edição 2003 da IMO, realizada no Japão. “Sempre sonhei em participar dessa competição”, disse.
O que Rafael não contava é que seu sonho seria duplamente realizado. Agora resta aguardar a mais nova atuação do jovem matemático, que pretende cursar Engenharia.

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.