Renato Ferreira Pinto Júnior e Wallace Souza Silva participam de mundial de Robótica na Turquia

Os alunos Renato Ferreira Pinto Júnior e Wallace Souza Silva, integrantes da equipe Hipérion, representarão o Brasil na RoboCup, competição mundial de Robótica. A edição 2011 ocorrerá de 4 a 10 de julho em Istambul, na Turquia, e envolverá nada menos que 60 países em busca do título de campeão.

O desafio será fazer com que, em uma arena, o robô Hipérion resgate uma vítima sem contar com qualquer tipo de intervenção humana, movimentando-se milimetricamente, seguindo linhas de orientação e transpondo obstáculos. Acompanhe a entrevista dos alunos:

Como está sendo a preparação para a competição?
Estamos trabalhando bastante para aprimorar nosso projeto em relação à versão apresentada na Olimpíada Brasileira de Robótica, implementando estratégias melhores e mais seguras no robô. Começamos a planejar a segunda versão após a fase nacional, partindo então para concretizá-la e comparar resultados, eficiência e fazer correções.

Quais as expectativas de vocês?
Sabemos que a competição internacional é muito disputada, com as equipes mais fortes chegando perto de completar o desafio. Estamos nos preparando bem para conseguirmos o melhor resultado possível nesse contexto em que cada ponto pode fazer a diferença para os resultados finais.

Vocês participarão de qual modalidade?
Participaremos da modalidade Resgate. É a mesma da fase nacional, mas geralmente com um grau de dificuldade maior.

Qual será a maior dificuldade que vocês irão enfrentar?
Nesse tipo de competição é comum surgirem novos problemas, que devem ser resolvidos pelos participantes. Aliás, no último dia da RoboCup, é proposto um novo desafio na nossa modalidade. Ele deve ser realizado em grupos com estudantes de diferentes países. As equipes têm um dia para modificar seus projetos e apresentá-los.

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.