RoboCup 2018: alunos do Objetivo representam País no mundial de Robótica no Canadá

Dias programando, discutindo códigos e as melhores estratégias, que exigem muita concentração e lógica aplicada. Os alunos do Colégio Objetivo aceitaram o desafio e o resultado não poderia ser outro: OURO na Competição Latino-Americana e Brasileira de Robótica (LARC), na modalidade OnStage (Secondary), e PRATA, na Soccer (Primary).

O excelente desempenho garantiu a participação da equipe Molibdênio, formada por alunos do Ensino Médio, na RoboCup Júnior, que será realizada de 16 a 22 de junho, em Montreal (Canadá).

Antes de chegar ao mundial, os alunos do Colégio Objetivo mostraram na LARC – realizada em Curitiba (PR), de 7 a 10 de novembro – conhecimento e trabalho em equipe para projetar, criar e codificar robôs capazes de resolver problemas e tomar decisões sem intervenção humana. 

A equipe Molibdênio executou o projeto inspirado na saga Star Wars. Em cena, os robôs C-3PO, R2-D2 e o temido Darth Vader conquistaram o público e os juízes.

Concepção inicial, desenvolvimento da ideia, documentação, construção, programação dos robôs, criação do cenário e dos figurinos, ensaios para a performance no palco e para a apresentação aos juízes… foram nove meses de trabalhos intensos.

“O projeto agregou conceitos de diferentes áreas do conhecimento, como Matemática, Artes, Música, Física, Eletrônica, Programação e Português, sempre com o apoio dos professores”, explica Almir Brandão Júnior, professor de Robótica das aulas especiais para olimpíadas científicas do Colégio Objetivo.

Para a composição do trabalho, os alunos utilizaram impressora 3D e materiais reciclados. “Optamos por reutilizar muitos materiais. Mostramos que a robótica pode ser feita com baixo custo. Para o mundial, o tema será o mesmo. Temos algumas ideias para melhorar o projeto”, comenta Mariana Bagni.

A equipe EV3 Destroyers, formada por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, conquistou o troféu de vice-campeã em Soccer (Primary).  O desafio proposto pela modalidade foi construir robôs autônomos: um atacante e um goleiro para uma partida de futebol. Eles deram um show na LARC!

 “A equipe foi formada por três jovens talentos, com 12 e 13 anos. O robô goleador fez mais de 25 gols na competição e ficou em segundo lugar na fase latino-americana da RoboCup”, comenta o professor Almir Júnior.

Os alunos Felipe e Mariana Bagni integram a equipe do Colégio Objetivo que participará da RoboCup Júnior no Canadá. A dupla foi tema de reportagem
do O Estado de São Paulo (SP), 08/04/2018, caderno Metrópole.
Clique na imagem e confira a matéria:

LARC

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.