Rumo aos Emirados Árabes! Igor Bersanetti Gabilondo participa de mundial de Biologia – IBO

É bronze! Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (IJSO) premia aluno do Objetivo

Os alunos mais talentosos de Biologia do mundo estarão reunidos na Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), de 3 a 11 de julho de 2023, em Al Ain (Emirados Árabes). Entre eles, Igor Bersanetti Gabilondo, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado.

Medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) de 2023, o estudante garantiu a vaga após excelente desempenho na competição, realizada em três fases e promovida pelo Instituto Butantan, que contou com a participação de mais de 150 mil estudantes de todo o país.

Igor tem um grande desafio pela frente no mundial que reunirá estudantes de 70 países. A avaliação na IBO é composta de quatro provas práticas (Ecologia, Zoologia, Botânica e Biologia Molecular/Bioquímica) e duas provas teóricas de 50 questões cada, com no máximo 1 hora e 30 minutos para a realização de cada exame.

O estudante conta que seu interesse por olimpíadas científicas começou por curiosidade. Hoje, ele soma cerca de duas dezenas de medalhas em competições de Matemática, Robótica, Química, Biologia e Ciências. Entre elas, a medalha de bronze na 18ª Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (IJSO), que reuniu cerca de 300 estudantes, de até 15 anos, de 50 países, para testar seus conhecimentos em Biologia, Física e Química. “Percebi que seria uma excelente oportunidade de aprofundar os estudos e ir me preparando para os vestibulares”, afirma Igor.

Confira a entrevista na íntegra.

Você está nos preparativos rumo a um novo desafio internacional. Qual a sua expectativa?

Igor Gabilondo: É uma expectativa bem grande, pois eu já tinha sido escalado para uma outra internacional, a IJSO, em 2021, que seria em Dubai e que por conta da pandemia a equipe ficou no Brasil mesmo. Agora, neste ano, a IBO será oficialmente minha primeira olimpíada fora do Brasil.

Como tem sido sua preparação?

Igor Gabilondo: Para a parte teórica da prova, estou revendo alguns tópicos que são mais prováveis de serem abordados e estudando artigos científicos que a própria IBO recomendou. Para a parte prática, estou tendo algumas aulas em laboratório e estudando um pouco de Bioinformática, contando com a ajuda dos professores de Biologia do Colégio Objetivo, Paiva, Guima, Adriano e Bellinello.

Você conquistou ouro na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). O que representou essa conquista?

Igor Gabilondo: Bom, meu objetivo com a OBB este ano era conseguir ir para as internacionais e representar o Brasil, então, para mim, o ouro significou um dos passos mais importantes nesse sentido.

Qual foi o seu maior desafio na OBB?

Igor Gabilondo: Acho que o maior desafio foi a questão do tempo curto na fase 2B, ou seja, 2 horas para 30 questões, das quais muitas eram do tipo verdadeiro ou falso com quatro itens, consumindo muito tempo. Outro ponto foi a seletiva para as internacionais, que ocorreu no Butantan, envolvendo cinco dias de aulas e provas experimentais.

O que representa para você as olimpíadas científicas? Qual a importância de participar delas?

Igor Gabilondo: Considero as olimpíadas como uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos, ter uma boa preparação para os vestibulares e assim conseguir ingressar em um curso de Medicina, carreira que desejo desde criança. Além disso, é uma oportunidade para conhecer novas pessoas e lugares no país e no exterior.

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.