Saccharum officinarum. Você sabe o que é isso?

Saccharum officinarum é o nome científico dado a uma das seis espécies de cana-de-açúcar: planta pertencente às angiospermas (Magnoliophyta), do grupo das monocotiledôneas (Liliopsida) e da família das gramíneas (Poaceae), originária do Sudeste Asiático. Além da Saccharum officinarum, há as espécies Saccharum robustum, Saccharum spontaneum, Saccharum barberi, Saccharum sinense, Saccharum edule.
A cana-de-açúcar apresenta caule sólido do tipo colmo, que armazena reservas, das quais a mais importante é a sacarose. O colmo é dividido em nós e entrenós. Cada nó apresenta uma gema (tecido embrionário) e dele saem folhas. Estas são providas de uma bainha que se encaixa no caule e de um limbo comprido e estreito, apresentando nas bordas uma lâmina cortante de sílica (SiO2). As raízes são do tipo fasciculada (cabeleira). Durante a reprodução produz, no ápice do caule, uma inflorescência, sendo as flores hermafroditas conhecidas por espiga (panícula) e alcançando entre 50 cm e 80 cm de comprimento.
Os frutos produzidos são pequenos e secos, contendo cada um uma única semente. Esses frutos são chamados grãos ou cariopses. Quando as sementes germinam, produzem plantas com crescimento muito lento. O plantio por meio de sementes só é feito por pesquisadores que procuram o melhoramento genético da espécie. O plantio comercial da cana é feito por segmentos do caule dotados de gemas; o processo é conhecido por estaquia.

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.