Concurso de Receitas Saudáveis


A dinâmica do dia a dia impõe aos pais e filhos uma rotina nada saudável. Muitas vezes, as refeições bem elaboradas dão lugar a guloseimas e lanches rápidos. Somado a isso estão a falta de exercícios e o excesso de horas gastas em frente ao computador e à televisão.

Atento a esses hábitos, o Colégio Objetivo promove o Programa Saúde e Nutrição, que esclarece os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental sobre as vantagens de adotar uma alimentação mais nutritiva, rica em frutas, verduras, legumes, entre outros alimentos.

O Programa nasceu de uma parceria com o curso de Nutrição da Universidade Paulista (UNIP), que realizou um estudo sobre a rotina alimentar dos adolescentes.

Uma das ações desenvolvidas no Colégio Objetivo é o Concurso de Receitas Saudáveis, direcionado aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, os alunos foram orientados pelos professores das disciplinas de Português e Ciências a elaborar receitas, que variavam entre sucos, lanches, saladas, sobremesas e pratos quentes.

Após essa fase, cada aluno ficou encarregado de produzir o prato, em casa, e levá-lo para degustação da comissão julgadora, formada por professores, que avaliou, entre outros critérios, criatividade, sabor e apresentação.