Exposição de games educativos


A produção de games educativos nas aulas de Informática é uma atividade bastante aguardada pelos alunos do Ensino Fundamental. 

Destinado às turmas do 7.º ano, o trabalho exige conhecimentos de linguagem de programação, Matemática, além de criatividade e organização.

Nas aulas de Informática, os alunos do 7.º ano do Ensino Fundamental aprendem a criar games educativos. Como parte das atividades, eles aprendem, estudam, pesquisam e desenvolvem jogos para as turmas do 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental. 

A dupla Vinícius Fiacadori e João Pedro Vasconcelos Araújo inspirou-se no jogo Guitar Hero para criar o trabalho. “Fizemos um game multimídia.

A proposta foi despertar o reflexo das crianças. Foi complicado realizar esse projeto, mas gostamos do resultado final. Conseguimos por em prática o que planejamos”, diz João Pedro. 

No final dos trabalhos, os alunos de outras séries são convidados para conhecer e testar os jogos criados, além de poderem opinar sobre eles.

“A exposição de games é a maneira de os alunos colocarem em prática o que aprenderam nas aulas de programação durante o ano. Eles identificam o interesse do público, criam um roteiro com os detalhes que envolvem a criação e colocam em prática o que estudaram”, declara o professor Esmeraldo Caniloi Júnior, coordenador de Informática do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.