Mostra de vídeo premia os melhores trabalhos com troféu Carlito


"Drama, comédia, situações cotidianas, mensagens para reflexão – a vida toda roteirizada. Atrizes e atores talentosos brilharam, com a luz própria das estrelas. (...) Diretores e diretoras marcaram cena a cena. Câmeras seguiram todos os planos. (...) Canções bem escolhidas foram percorrendo a trilha das histórias. Diretores e diretoras de fotografia retrataram a beleza e revelaram a sensibilidade. Assim foram criados os vídeos dos alunos. Hoje, aqueles que se destacaram levarão o troféu Carlito. Mas todos os alunos já são cineastas. Mostraram que a película que envolve uma obra da sétima arte é tecida pelas linhas da imaginação, da criatividade e da imensa vontade de realizar. Parabéns, alunos!”
Sandra Miessa

Inspirados na obra de Charles Chaplin – um dos maiores cineastas de todos os tempos – os alunos do 9.o ano do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo produziram vídeos em curta-metragem pelo celular.

Com direito a tapete vermelho, exibição dos melhores vídeos indicados e premiação das produções com o troféu Carlito, a cerimônia realizada em 19 de maio, no teatro da UnipParaíso foi emocionante.

Ao todo, 15 categorias foram premiadas. O livro Charles Chaplin – Um tesouro em preto e branco, roteiro do filme Luzes na Cidade, foi a referência para a elaboração dos trabalhos.

“A ideia de fazer uma avant-première surgiu pela qualidade dos trabalhos. Com tantos curtas excelentes, resolvemos fazer uma premiação. A qualidade foi fantástica”, comemora o coordenador de Arte, professor José Minerini Neto.

O momento mais aguardado da noite foi a divulgação do melhor filme, e o prêmio ficou com o curta Linhas Cruzadas, que conta a história de um casal que acaba se encontrando na correria do dia a dia. “Nosso filme se passa no metrô. Para conseguirmos gravar tudo, fizemos várias viagens. O prêmio foi a recompensa por todo o nosso esforço, ficamos muito felizes”, comemora Paola Cassab Duarte.

Giovanna Lopes Faruolo, aluna do Objetivo Luís Goes, ganhou o troféu de melhor atriz por sua atuação no filme Belezas ao meu redor. Na história a personagem aprende a valorizar a vida. “Fiquei surpresa, não esperava receber o prêmio, estou muito feliz com o resultado.”

O filme Stone sword foi o vencedor da categoria Efeitos Especiais. “Fizemos o roteiro já pensando nos efeitos que iríamos usar. Focamos em ganhar o prêmio, mas, com mais de 150 curtas concorrendo, não esperávamos ganhar. Estamos felizes com a vitória”, comemora Vitor Melhado de Souza Aureliano.

O roteiro é a ferramenta que todo bom contador de histórias tem para não se perder no conteúdo que está apresentando. O roteiro do filme Irmãs de sangue encantou os jurados e levou o troféu na categoria. “Pensamos em abordar um tema que impactasse o público, por isso escolhemos falar sobre doação de sangue entre amigas. Vencer foi muito gratificante, ficamos motivadas para melhorar cada vez mais”, afirma Karine Machedo Prevedi.

Dênis Mariano Pires, Eduardo Eric Queiroz, Luis Felipe Jacinto dos Santos e Vitor Eduardo Moura foram os criadores da melhor animação, o curta O dia que eu morri. “Para fazer a animação, nos baseamos em cartoons que já existem e demos o nosso próprio toque. Ao todo, utilizamos mais de três mil frames, foi bem trabalhoso. Estávamos com uma expectativa muito grande e conseguimos vencer, estamos muito felizes com esse prêmio”, diz Dênis.

Confira os premiados:
Melhor filme
João Otavyo Le Senechal Pereira
Karine Akina Kogati
Paola Cassab Duarte
Rafaela Cunha Barreto Freitas
Rebecca Ji Eh Hong
Vídeo: Linhas cruzadas
Objetivo Vergueiro

Direção de Arte
Ian Augusto Bialski
Vídeo: A proposta
Objetivo Alphaville

Efeitos especiais
Vitor Melhado de Souza Aureliano
Vídeo: Stone sword
Objetivo Alphaville

Edição
Jamile Mancilha Brihy
Vídeo: Uma luta pela sobrevivência
Objetivo Alphaville

Direção
Bruna Sekine Miranda, João Paulo Veronesi Amadei e Matheus Antônio da Luz Cardoso
Vídeo: Amor proibido
Objetivo Alphaville

Rafaela Domingues Basile
Vídeo: 15 anos sem vocês
Objetivo Paz

Atriz
Giovanna Lopes Faruolo
Vídeo: Belezas ao meu redor
Objetivo Luís Goes

Maquiagem e penteados
Ana Júlia Andreotti Pineis, Ana Luiza Filgueira Harayama, Gisele Alamino Alves, Laura Almeida Poinha e Sophia Rabassi Claro
Vídeo: A noiva da estrada
Objetivo Marquês

Pesquisa e adequação musical
Artur Gabriel Argentati Ferreira, Carlos Miranda Moriwaki, Gustavo Lima da Silva e João Pedro Fagundes dos Santos
Vídeo: Achado não é roubado
Objetivo Marquês

Melhor animação
Dênis Mariano Pires, Eduardo Eric Queiroz, Luis Felipe Jacinto dos Santos e
Vitor Eduardo Moura
Vídeo: O dia que eu morri

Atriz Coadjuvante
Ana Beatriz Pareja Sanches Gervasio
Vídeo: Amnésia
Objetivo Morumbi

Figurino
Lídia Dominiciano de Godoi
Suzzanne Aparecida Albino dos Santos
Vídeo: O misterioso segredo
Objetivo Paulista

Fotografia
Lin Weizhao
Vídeo: A fúria
Objetivo Paulista

Roteiro
Karine Machedo Prevedi
Leticia Cardoso Queiroz
Vídeo: Irmãs de sangue
Objetivo Paulista

Ator
Rafael Figueiredo de Souza
Vídeo: O outro lado da fala
Objetivo Tatuapé

Ator Coadjuvante
Gustavo Batista Xavier
Vídeo: Os policiais e o bolinho
Objetivo Vergueiro

Vídeos Relacionados