RoboCup Junior 2018


REPRESENTANDO O BRASIL, ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO OBJETIVO
CONQUISTARAM O 2° LUGAR GERAL E O PRÊMIO DE MELHOR PROGRAMAÇÃO
NA COPA DO MUNDO DE ROBÓTICA

Eles têm 15, 16 anos. Os alunos do Ensino Médio do Colégio Objetivo, únicos representantes do Brasil no nível “OnStage Advanced”, conquistaram o 2° lugar e o prêmio de “Melhor Programação” na RoboCup Junior, a Copa do Mundo de Robótica que se realizou de 17 a 21 de junho de 2018 em Montreal, Canadá. A Seleção Brasileira/Colégio Objetivo enfrentou os melhores times do mundo, de países como Alemanha, Argentina, Canadá, Egito, França, Índia, Irã, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Peru, Portugal, Rússia e Uruguai. Foi superada apenas pela equipe do Japão na classificação geral. Porém ultrapassou até mesmo a seleção japonesa no quesito “Melhor Programação”.

OnStage é uma modalidade da RoboCup em que humanos e robôs autônomos (sem controles remotos) realizam uma apresentação em palco, envolvendo performance, dança e teatro. Recebe mais pontos o projeto que abarca o espírito maker, ou seja, quando os alunos criam e programam os robôs a partir do nada. A interação entre os robôs e os humanos também é bastante valorizada. Além da exibição aberta ao público, com pontuação, os participantes fazem uma apresentação técnica diante dos juízes e são por eles sabatinados.

Para enfrentar tantas equipes com elevado desempenho, os alunos do Colégio Objetivo levaram a campo a saga Star Wars. O robô Darth Vader, em tamanho natural, lutou com espada de sabre contra o valente Luke Skywalker (aluno) enquanto o braço do robô C3PO tocava a trilha no teclado. A programação foi elaborada com códigos bastante sofisticados. O cenário e o equipamento envolveram computadores Arduíno e Raspbery Pi, sensores de distância, Bluetooth, placas de circuitos, objetos criados nas impressoras 3D da escola e materiais como canos de PVC, espuma, tecido, tintas, parafusos e madeira. E muita criatividade!

Nesta época em que tanta visibilidade ganha a Copa do Mundo de Futebol, poucos enxergam os craques do cérebro. Eles são capazes de passar meses concentrados, imprimindo esforços no preparo e treinamento de engrenagens tecnológicas. Perseverantes, buscam a excelência de resultados, o alto rendimento, em “traves” e entraves, com precisão nos cálculos, com estabelecimento de metas, com criatividade no uso de materiais, com genialidade nas ideias. Geniais são os craques dos pés e merecem a admiração mundial, sim. Mas os atletas do cérebro também mereciam ser chamados de geniais nas bocas das crianças, nas rodas de conversa, nas mesas em família, em cada porta, em cada esquina, mundo afora. A Seleção Brasileira/Colégio Objetivo competiu com importantes equipes internacionais em jogos que envolvem talento, inteligência, garra e espírito coletivo.

Que se ergam os braços, que vibrem os aplausos, que façam a “ola”, que ecoem as “vovozelas”, que cantem, que dancem, que pintem os rostos. Todos de azul e amarelo. Cores da Seleção Brasileira de Futebol! Cores do Colégio Objetivo!

PARABÉNS, BRASIL!!!
PARABÉNS, ALUNOS DO COLÉGIO OBJETIVO!!!

Sandra Miessa

Vídeos Relacionados

Fotos Relacionadas