Música e Sociedade é tema de Encontro Cultural do Colégio Objetivo


A música facilita a expressão e a comunicação de emoções, sensações, percepções e pensamentos que refletem o modo de sentir, perceber e pensar de cada um. Ela tem a capacidade de traduzir sentimentos, atitudes e valores culturais de um povo, de uma nação. A temática Música e Sociedade trilhou os trabalhos dos alunos do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental no Encontro Cultural do Colégio Objetivo.

Divididos em grupos, os alunos mostraram que a presença da música na sociedade manifesta-se de diferentes maneiras e acompanha o cotidiano de uma forma mais próxima e constante que qualquer outra arte. Os trabalhos interdisciplinares reuniram muita pesquisa, discussões e informações, proporcionando momentos agradáveis e ricos em conteúdo.

Dramatizações, maquetes, vídeos e decorações contribuíram para a interação entre convidados e estudantes, garantindo uma viagem pelo mundo da música e do conhecimento. O resultado dos trabalhos foi apresentado aos pais, familiares, amigos e professores no mês de novembro.

Maria Luíza Miessa DG e seu grupo falaram sobre A música no cinema. Ideias não faltaram para surpreender os visitantes e proporcionar imersão total na temática. O grupo criou um espaço especial, reservado para balada, em que o público podia conhecer, ouvir e dançar os clássicos de grandes sucessos do cinema. Na saída, os visitantes ainda foram convidados a tirar uma foto, que foi impressa e entregue como lembrança. “As pessoas reconhecem um filme pela trilha sonora. O clássico Os embalos de sábado à noite, por exemplo,ganhou vários prêmios por suas canções”, comenta.

Além da riqueza em conteúdo, não faltou criatividade na hora da exposição dos trabalhos. Caracterizados como Indiana Jones, Superhomem, Harry Potter, Darth Vader, Obi-Wan Kenobi, entre outros, um grupo de alunos do 9.o ano apresentou um trabalho sobre John Williams, maestro americano que é um dos maiores compositores da história do cinema. “Trilha sonora é essencial para o filme. As músicas causam emoções e as trilhas de John Williams são muito marcantes. É impossível imaginar Star Wars sem a Marcha Imperial”, diz Giovane Guides Guaitoli.

A Evolução da música foi o tema trabalhado pela aluna Miranda Feng Cai. Ela e seu grupo se inspiraram em diferentes nomes do meio musical, desde compositores clássicos até criadores de pop music. “Fizemos uma linha do tempo da música. Começamos com o Guido d"Arezzo, na Idade Média, século XV, passando por Mozart, Bach, Beethoven, chegando em Michael Jackson e Ariana Grande. Fizemos todo o percurso. Achamos bem interessante esse tema, pois todas somos ligadas a arte,” comenta.

Você sabia que a música também pode ser usada para o bem-estar e para a saúde em duas formas: preventiva e terapêutica? O grupo da aluna Ana Luiza de Lima e Souza expôs esse tema no trabalho Música clássica e musicoterapia. “Unimos os temas, pois eles são interligados. Na música clássica, existe o fator Mozart, que ajuda as pessoas na concentração. A musicoterapia é uma das formas de ajudar a saúde mental e traz muitos benefícios: ameniza a dor de cabeça, alivia as dores crônicas, ajuda no tratamento contra o câncer e na qualidade de vida. A música é tudo”, diz.

Foram meses de muito aprendizado e estudo. Com certeza uma mensagem ficará guardada na memória dos alunos do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental: a música transforma vidas.

Vídeos Relacionados