Alunos do Colégio Objetivo criam games educativos​


Nas aulas de Informática, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental aprendem a criar games educativos. A atividade exige conhecimentos de linguagem de programação, Matemática, além de criatividade e organização.

Como parte das atividades, os alunos pesquisam, estudam e desenvolvem jogos para as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Durante o processo de criação, os alunos identificam o interesse do público e fazem um roteiro com os detalhes que envolvem a produção. “O desafio é criar os jogos com ideias originais. Eles criam seus próprios personagens e cenários. Os professores têm cuidado para que os alunos não trabalhem com jogos prontos”, explica o professor de Informática João Roberto da Silva.

Para desenvolver os games, os alunos estudaram e pesquisaram sobre linguagem de programação. Eles usaram o software Scratch, que possibilita o desenvolvimento de animações, desenhos e gráficos. “A atividade é importante porque além de colocarem em prática o que aprendem, os alunos mais velhos mostram para os menores como o jogo funciona. Essa interação promove o interesse pela programação”, comenta o professor.

A dupla Giovana Monteiro Canales e Julia Amendola Brandão desenvolveram um jogo educativo de Matemática.  “A proposta é que a criança aprenda brincando. Quando a bolinha cai no chão, ela tem que fazer uma conta, se o resultado estiver certo o jogo continua, se errar, perde a vida. A atividade é legal, pois o jogo ensina os alunos mais novos e nós aprendemos criando o jogo”, diz Julia.

A exposição de games é a maneira de os alunos colocarem em prática o que aprenderam nas aulas de programação durante o ano. No final dos trabalhos, os alunos de outras séries são convidados para conhecer e testar os jogos criados, além de opinarem sobre eles.

Fotos Relacionadas