Conscientização sobre os perigos da internet é tema de aula no Colégio Objetivo


A internet é uma ferramenta cada vez mais presente no nosso dia a dia. A rede oferece inúmeros benefícios. Um acesso bem entendido e controlado pode repercutir de forma positiva na educação e no desenvolvimento dos alunos. Aulas especiais e palestras orientaram os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Objetivo sobre como navegar com segurança pela rede.

“Durante o ano, realizamos diversas atividades para conscientizar sobre o uso correto da internet. Neste semestre estamos trabalhando com quizzes, em que as  crianças testam seus conhecimentos com perguntas de múltipla escolha, e o Interand, jogo cheio de aventuras que põe em prática as principais lições de segurança e cidadania digital”, explica Mônica Valls Moreira, coordenadora de Tecnologia da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Julia Fernandes, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental, diz que com as aulas aprendeu que não pode divulgar dados pessoais na rede. “Infelizmente existem pessoas mal intencionadas, então, temos que tomar cuidado com tudo o que postamos. Em compensação, a internet me ajuda a conversar com o meu pai quando ele está trabalhando fora da cidade.”

Não realizar compras em sites não confiáveis foi a lição aprendida por Vitor Meneghetti Ribeiro, aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, e ele dá um conselho:  “Não é seguro fazer compras em sites que não são conhecidos. Seus dados bancários podem ser gravados e sua conta hackeada”.

O tema também faz parte das aulas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. “O intuito é conscientizar os alunos sobre os cuidados que eles devem ter ao acessar a internet. Com rodas de conversas, apresentação de   vídeos e trocas de experiências, é uma aula bem interessante, eles gostam muito”, afirma João Roberto da Silva, professor de Informática do Colégio Objetivo. 

A cada nova lição os alunos ficam surpresos. Para eles, foi importante aprender sobre direitos e deveres no uso correto e responsável da Internet. Maria Luíza Miessa DG, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, ressalta a importância do uso correto das redes sociais. “Temos que nos precaver no acesso às redes sociais. São muitos perfis fakes que muitas vezes só querem roubar seus dados e informações pessoais. As aulas ajudam a ficarmos mais atentos.”

Vídeos Relacionados