Encontro com a Literatura promove troca de experiências entre leitores e autores


É dever da escola promover momentos que possam despertar o gosto pela leitura, o amor ao livro e a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. No Colégio Objetivo, em todas as disciplinas, os alunos são estimulados a praticar a leitura e a escrita.

Visita de escritores, ilustradores e contadores de histórias proporcionam momentos únicos de reflexão e aprendizagem, e aproximam os estudantes do universo literário.

No Encontro com a Literatura, os autores são convidados a falar sobre os mais variados temas, histórias e experiências. A programação dos encontros segue a relação dos livros lidos e apreciados em sala de aula, e é desenvolvida ao longo do ano letivo com alunos do Ensino Fundamental.

“Por meio da leitura, o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, viajar para lugares inimagináveis sem sair do lugar, decifrar os sentimentos e as emoções que o cercam e ainda vivenciar experiências que propiciam conhecimentos significativos para o seu processo de aprendizagem e os solidificam, ” comenta o professor Júlio César Michelato, coordenador de Português do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

 

Jonas Ribeiro, Zenaide Denarde, Rosana Rios, Eliana Martins, José Roberto Torero, Shirley Souza, Lalau, Heloísa Prieto, Laurabeatriz, Marcus Aurelius Pimenta, Telma Guimarães, Reginaldo Prandi, Samuca, Vinícius Campos e Maíza Zakzuk foram às unidades trocar experiências com as turmas.

A literatura é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. “O contato com os autores e seus percursos pessoais de criação literária provoca em nossos pequenos leitores um intenso entusiasmo, é um momento privilegiado de interação”, comenta Deborah Cristina Catarinacho, coordenadora de Língua Portuguesa do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Para Heloísa Prieto, autora do livro Divinas aventuras: histórias da mitologia grega, a atividade proporciona um importante feedback para o seu trabalho. “É sempre muito bom contar com as crianças sugerindo, perguntando e conduzindo as narrações que querem. Esse trabalho me inspira. ”

O autor Jonas Ribeiro diz que o encontro promove a leitura. “No fundo, mas bem lá no fundo, os livros são escritos e lidos porque eles fazem uma ponte entre o mundo palpável e o mundo das ideias, da imaginação, da liberdade criativa, e, cá entre nós, isso tudo é mágico demais”, reflete.