Brinquedos de sucata: aprendizagem, criatividade e consciência ecológica


Os brinquedos confeccionados a partir de sucata incentivam a criatividade das crianças e despertam a consciência ecológica. Os alunos do 2.° ano do Ensino Fundamental soltaram a imaginação e produziram seus próprios brinquedos utilizando materiais recicláveis.

“O objetivo principal é mostrar que nem todos os brinquedos precisam ser comprados. A criança pode produzir seu próprio brinquedo com materiais ou objetos que não são mais utilizados em casa. Dá para se divertir e brincar”, explica a professora Ligia Freitas.

Papelão, garrafa de plástico, latinha de alumínio, botão e tecido foram alguns dos materiais utilizados para a produção de aviões, bonecas, carrinhos, entre outros brinquedos. 

Com a ajuda da mãe, Ana Beatriz Tomazello Ávila fez uma caixa registradora. “Usei calculadora, uma caixa de papelão, adesivo e dinheiro falso. Gostei de fazer esse brinquedo. Foi muito divertido e aprendi que podemos fazer brinquedos com materiais que normalmente vão para o lixo para brincar com os amigos”, comenta.

O resultado desse trabalho foi conferido pelos alunos do 1.° ano, que tiveram a oportunidade de se divertir e brincar. Os brinquedos também serão expostos aos pais.

Vídeos Relacionados