Festival de Receitas Saudáveis promove importância da alimentação nutritiva


A alimentação saudável na adolescência promove a saúde, o crescimento, o desenvolvimento e previne problemas de saúde. Durante a programação de atividades do 8.° ano do Ensino Fundamental, do Colégio Objetivo, os alunos participaram do Festival de Receitas Saudáveis.

“No primeiro bimestre trabalhamos com nutrição e alimentação. Para completar o conteúdo que aprenderam em sala de aula é proposto que eles façam receitas saudáveis utilizando conceitos aprendidos”, explica José Alencar, coordenador de Ciências do 6.° ao 9.° ano do Ensino Fundamental.

Divididos em grupos, os professores orientaram os alunos a pesquisar receitas de prato quente, sobremesa e suco. Após a fase de pesquisa, eles montaram um livro de receitas e prepararam os alimentos. Cada grupo ficou encarregado de produzir um prato, em casa, e levar para a degustação dos professores.

Sorvete de banana, pão de queijo de mandioquinha e suco de goiaba com limão foram os pratos preparados por Julia Meyer e sua equipe. “Fui a responsável pelo pão de queijo de mandioquinha. A receita é saudável porque possui ingredientes que ajudam o nosso organismo a prevenir doenças. Achei muito legal, aprendemos como é ter uma alimentação saudável no nosso dia a dia e como é fácil fazer receitas que são nutritivas.”

No festival até o tradicional risoto ganhou uma releitura fit. “Fizemos um risoto de quinoa, que além de ser light, é nutritivo. Descobri que receitas saudáveis são gostosas e fáceis de fazer. Com certeza vou me alimentar melhor”, declara João Pedro Martins Nogueira.