Lapbook: recurso visual que estimula o aprendizado é usado em trabalho do 9.º ano


Os alunos do 9.° ano do Ensino Fundamental criaram lapbooks para contar a história do livro Os meninos que enganavam nazistas, deJoseph Joffo. Lapbooks são pastas ou fichários com recortes, desenhos, minilivros e dobraduras feitas com papéis coloridos. “A proposta é ajudar o aluno a compreender o conteúdo e a memorizar fatos e outros dados. Fizemos esse trabalho para que eles contassem essa rica história de uma maneira diferenciada, em que pudessem soltar a imaginação”, explica a professora de Língua Portuguesa Eliane Rodrigues.

A aluna Jeniffer Couto conta que fez muito proveito da atividade, pois ampliou o seu conhecimento sobre o regime nazista e o demonstrou de forma criativa na hora da apresentação.  “O nazismo é um tema muito triste. O lapbook me fez pensar em diversas formas para expor o assunto de uma maneira mais leve”, comenta.

Para Pedro Miranda, a parte mais interessante do livro é a narrativa contada a partir da perspectiva das crianças. “A história mostra como os meninos conseguiram sobreviver durante a guerra, e o lapbook deixa o conteúdo mais interativo e imersivo. Achei a proposta bem interessante”, relata.

Vídeos Relacionados