Sistema de Ensino Objetivo promove a segunda edição do Encontro Pedagógico on-line


A constante busca por aprimoramento profissional faz o Sistema de Ensino Objetivo realizar, periodicamente, atividades de atualização e capacitação voltadas a centenas de gestores, coordenadores e professores de escolas conveniadas. Em 22 de agosto, os educadores reuniram-se no Encontro Pedagógico on-line.

Os Encontros Pedagógicos são realizados habitualmente de forma presencial. A versão on-line foi concebida para manter o mesmo propósito da versão tradicional, reproduzindo a mesma organização.

Foram oferecidos mais de 35 cursos, oficinas e palestras em todos os níveis de ensino – da Educação Infantil ao Ensino Médio - proporcionando aos participantes um dia dedicado ao aprendizado.

Como parte das atividades que antecederam a segunda edição do Encontro Pedagógico on-line, o Objetivo transmitiu em suas redes sociais oficiais do Facebook, Youtube e LinkedIn as lives Ensinar a pensar, ministrada pela professora Vanessa Gervasio, e Coordenação pedagógica em foco, com a educadora Fabiana Costa. Durante a live, Fabiana introduziu o conteúdo do curso que também foi ofertado para coordenadores, diretores e mantenedores no evento.

Também foi realizada a live Encontro Pedagógico on-line - abrindo novas possibilidades para a educação, com a presença de mantenedores que contaram suas experiências de sucesso. O acesso foi livre a todos os internautas interessados em conhecer um pouco mais sobre a metodologia do Sistema de Ensino Objetivo.

Encontro on-line: formação permanente

Temas, aulas diferenciadas, gestão de projetos educacionais, tecnologia e atividades interdisciplinares foram tratados de forma abrangente no Encontro Pedagógico. Nas aulas, transmitidas em plataforma exclusiva, os participantes tiraram dúvidas em tempo real com profissionais especializados em aprofundar os conhecimentos sobre o sistema de ensino.

O curso A importância da música na primeira infância, ministrado pelo docente Renato Cardoso, foi um deles. No evento destinado aos professores da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, foram discutidas possibilidades de trabalhar a música em sala de aula, por meio de um conjunto de atividades que visam à sensibilização e a ampliar os conhecimentos musicais da criança.

Um dos assuntos tratados com educadores do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental foi a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Ciências da Natureza. A aula foi apresentada pela coordenadora de Ciências Laís Leme Costa e pelas educadoras Eliete Elena Arruda Geraldo e Maíra Campos Uvo.

Laís Leme explica que a área de Ciências da Natureza tem o compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo, mas também de transformá-lo, com base nos aportes teóricos e processuais da ciência. “Aprender ciência é desenvolver a capacidade de atuação ‘no’ e sobre o mundo, bem como a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica.”

O curso Da ficção à realidade: a questão ambiental foi ministrado pela coordenadora de Língua Inglesa Elaine de Fátima Perrone Evangelista e pela professora Maria Cecília Baptista Pereira. A aula apresentou assuntos relacionados ao material didático desse idioma, apontando as habilidades socioemocionais contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A aula teve como público-alvo docentes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

No curso Recursos para o Laboratório de Programação e Robótica foram apresentados procedimentos e ferramentas que viabilizam, de forma simples e prática, todas as atividades do caderno de Programação, Robótica e design. Ele contempla o material do Ensino Fundamental (séries finais) e do Ensino Médio da disciplina de Laboratório de Programação e Robótica. A aula foi ministrada pelo coordenador de Informática Esmeraldo Caniloi Júnior e pelo educador João Roberto da Silva.

Com foco nos professores do Ensino Médio, um dos cursos ofertados foi Ensino que inspira: o ensino da Filosofia e da Sociologia e as Artes. Os professores Alexandre Freitas Ceistutis e Ravy de San Juan Abreu Turoni ministraram a aula. Foram analisadas questões sobre a influência midiática e os filmes repletos de informações que transmitem conteúdos variados às novas gerações. Foram levantadas reflexões de como tornar adequado o uso dessas fontes.

O encontro também proporcionou palestras relevantes para todos os conveniados do Sistema Objetivo e para o público geral. Impactos e oportunidades em tempos de crise, Orientações para reposicionamento do seu colégio após um período de instabilidade e Como promover um acolhimento humanizado dos alunos e de suas famílias na volta às aulas foram os temas apresentados.

Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos acontecem ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram da versão on-line realizada no dia 22 de agosto poderão se inscrever novamente em outros cursos e oficinas. Os procedimentos encontram-se na guia “Convênios”, no Portal Objetivo, ou clicando aqui.

Confira alguns depoimentos dos participantes

Vanessa, coordenadora do Colégio Objetivo Monte Alto
"Gostaríamos de agradecer todo o preparo e execução do encontro. Adorei, vocês estão de parabéns.”

José Maio, coordenador do Colégio Objetivo Passa Quatro
"Adoramos o encontro. Foi muito bom."

André, mantenedor do Colégio Objetivo Jaboticabal
"Excelente."

Thamires, coordenadora do Colégio Objetivo Ituverava
"Adoramos."

Fernanda, mantenedora do Colégio Objetivo Prado
"Os educadores gostaram muito. Trocaram experiências e sugestões. Muito proveitoso."

Kelly, coordenadora do Colégio Objetivo de Hortolândia
“Adorei. Os professores que participaram também gostaram muito.”

Ângela, diretora e professora do Colégio Objetivo Aguaí
"Os professores gostaram muito e disseram que os palestrantes foram excelentes. Estão cheios de ideias.”

Bianca, professora do Colégio Objetivo Aguaí
"Tive palestra com meu ídolo, o professor Neto. As aulas dele são fantásticas. Achei excelentes as atividades que os professores Neto e Áurea propuseram. Pude sentir na pele o que meus alunos sentem ao fazer uma atividade com tempo determinado. Também nos sugeriram ideias para trabalhar os conteúdos durante a pandemia. Foi muito bom, pois assim podemos inovar nossos métodos. Gostei muito, mesmo, do curso. Nota mil!"

Maria Lúcia, mantenedora e diretora do Colégio Objetivo Piraí
"Os professores amaram.”

Ângela, diretora e professora do Colégio Objetivo Aguaí
"Que encontro maravilhoso, adorei.”

Silvana, diretora e mantenedora do Colégio Objetivo Piqueri
"Não tenho como agradecer a competência e dedicação comigo e toda a minha equipe. Encontro maravilhoso, grande aprendizado. Eu já venho de processo de mudança e, depois de hoje, você não imagina como estou mais inquieta para que ela aconteça na minha escola. Conto com vocês para tornar minha escola uma grande formadora de pessoas para ‘ser’ e fazer a diferença.”

Verônica, coordenadora do Colégio Objetivo Juazeiro do Norte
“Quero parabenizar pelo encontro. Muito proveitoso.”

Noemi, mantenedora do Colégio Objetivo Penha
“As meninas que estão fazendo o curso de Tecnologias Educativas estão amando.”

Simone, diretora do Colégio Objetivo Campos do Jordão
“Obrigada! Gostamos muito.”

Andressa, coordenadora do Colégio Objetivo Imirim Françoise
“Adorei o encontro. Espero que tenham mais. Foi ótimo. Muitas experiências diferentes de vários lugares do Brasil. Vocês estão de parabéns.”

Viviane, diretora do Colégio Objetivo Catanduva
"Fiquei muito satisfeita com o curso, superorganizado. Fico orgulhosa de ser Objetivo."

Valéria, coordenadora do Colégio Objetivo Américo de Campos
"Obrigada, muito obrigada mesmo! Que curso maravilhoso, os professores amaram! Muito bom, todos satisfeitos, estou muito feliz.”

Maria da Cruz, coordenadora do Colégio Objetivo Votuporanga
"Foi ótimo, maravilhoso, os professores gostaram."

Daniela, coordenadora do Colégio Objetivo Urupês
"Quero agradecer o presente que nós, coordenadoras, ganhamos no sábado: as palestras maravilhosas. As professoras também amaram os cursos. Obrigada, por sempre estarem nos capacitando com cursos essenciais para o nosso momento."

Preve Objetivo

“No sábado, 22 de agosto, diretores e coordenadores pedagógicos do Grupo Preve estiveram reunidos virtualmente na participação do Encontro Pedagógico da Rede Objetivo. Uma importante oportunidade de aprendizado e capacitação técnica para lidar com as questões que a sociedade e a educação têm enfrentado. O Grupo Preve investe em seus educadores, que são sua maior força transformadora.”

Professora Priscila, mantenedora da unidade Paraguaçu Saber
“As professoras estão adorando os cursos. Gostei muito da gamificação.”

Professora Jamila, coordenadora da Educação Infantil/Integral da unidade de Casa Verde AR - Vila Baruel
“Amei a palestra da Mônica e da Flori.”

Professora de Inglês Marina, da unidade de Pouso Alegre
“Achei bem interessante a parte da Educação Infantil. Foi enriquecedora, com exemplos de jogos e atividades além da apostila para serem trabalhadas nas aulas on-line.”

Professor Denilson, coordenador da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (anos iniciais) de Nova Alvorada do Sul (MS)
“O curso A importância da música nas séries iniciais foi uma troca de experiência muito boa. Ministrante bem dinâmico, conteúdo muito bom e atendeu em muita minha expectativa.”

Professora de Ed. Física Giseli, da unidade de Carmo do Rio Claro
“O curso 5 foi excelente! Conversamos sobre orientação espacial e temporal e atividades relacionadas.”

Professora Iamara, coordenadora da unidade de Carmo do Rio Claro
“Palestra sobre o retorno pós-pandemia com a professora Silvia Helena Hernandez. Achei ótima a palestrante, muito boa.”

Professor e coordenador Vinicius, da unidade de Mantena
“Curso 33 com o prof. Silvio: Fantástico!!! Muito otimista, uma palestra show.”

Myrla, mantenedora da unidade Pacaembu NEP
“As professoras gostaram e disseram ter sido muito proveitoso.”

Professora e coordenadora Udiléia, da Educação Infantil da unidade de Pouso Alegre – Galileu
“Amei. Andrea e Cida arrasaram. Todas as professoras gostaram muito.”

Professora Annielli, diretora e coordenadora pedagógica de Campanha
“Todos os professores saíram com pontos positivos, abordagem fantástica, mais prático, falou da realidade, dicas do momento atual.”

Vídeos Relacionados

Fotos Relacionadas