O atletismo


Considerado o esporte número 1, pode-se dizer que o atletismo acompanha o desenvolvimento da humanidade desde a Pré-História, quando para a caça por alimentos e fuga de predadores era necessário saltar, correr e arremessar objetos.

No ano de 776 a.C., há o registro da primeira Olimpíada realizada em Olímpia, na Grécia, que teve uma corrida de 200 metros como a única prova do evento, garantindo assim a colocação do atletismo como esporte-base.

A modalidade engloba vários esportes relacionados aos movimentos principais do corpo, entre eles: provas de pista (corrida) e de campo (saltos e lançamentos), provas combinadas (que reúnem pista e campo), pedestrianismo (corrida de rua), corridas em campo (cross country), corridas em montanha e marcha atlética. 

Apesar de ser o esporte mais antigo do mundo, no Brasil as primeiras competições de atletismo só começaram em 1910 e a Confederação Brasileira de Atletismo só foi criada em 1977. Seu dia é comemorado em 9 de outubro.

A primeira medalha olímpica do Brasil no atletismo foi de ouro, conquistada por Adhemar Ferreira da Silva no salto triplo, nos Jogos de Helsinque, em 1952. Atualmente, o país possui 15 medalhas olímpicas na modalidade.

A prova mais famosa do atletismo brasileiro é a Corrida de São Silvestre, realizada todos os anos no dia 31 de dezembro, na cidade de São Paulo, desde 1925.

Fontes de pesquisa
CBAt - Confederação Brasileira de Atletismo
Secretária da Educação
Rede Nacional do Esporte