Sistema de Ensino Objetivo: Encontro Pedagógico apresenta estratégias para uso do material didático


O Sistema de Ensino Objetivo promoveu, em 29 de maio, mais uma edição do Encontro Pedagógico on-line. O evento reuniu professores, coordenadores, diretores e mantenedores para um dia de aprimoramento profissional e troca de experiências.

Em salas virtuais específicas para cada disciplina, os especialistas que elaboram o material didático do Objetivo desenvolveram uma programação com mais de 30 propostas relacionadas às diferentes áreas do conhecimento.

O curso Mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Como contribuir para a construção do conhecimento? foi ministrado aos professores da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental. A coordenadora Sandra Carulli e sua equipe de educadoras – Eliana Nunes, Paula Malagrino, Monica Munuera, Katia Oliveira, Cecilia de Cássia Montanari, Fernanda Carpena, Katia Frigo, Aparecida Ferreira Maia Paglarin, Erika Machado e Regina Celia Gonçalves – discutiram como a criança de 2 a 6 anos constrói o conhecimento e o papel do adulto/professor nesse processo.

Em A música no universo on-line, os professores Renato Cardoso e Adriana Garcia apresentaram aos docentes da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental possibilidades de trabalhar o conteúdo de Música no ambiente virtual.

Em Coordenação motora global e fina, os professores José Lucimério Leite da Silva e Bianca Zorzan Camargo ressaltaram a importância, os benefícios e a relação do conteúdo com as atividades físicas, a leitura e a escrita. Discutiu-se também como as bases motoras evoluem nas crianças e as atividades que auxiliam nesse processo.

Com foco nos educadores do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, a coordenadora Claudia Santos e as professoras Ana Paula Guglielmo e Vânia Moreira abordaram o tema História, Geografia e Tecnologias Educativas: as novas interfaces da prática pedagógica conectadas aos saberes. A ressignificação da prática pedagógica no ensino híbrido, diante da ubiquidade das tecnologias digitais, apresenta uma nova ecologia de aprendizagem. Nesse contexto, o curso promoveu a reflexão e o contato com experiências que se configuram como recursos de personalização da aprendizagem dos objetos de conhecimento.

Na área de Matemática para o Ensino Fundamental (anos iniciais), o tema em discussão foi trabalhando a importância da ação pedagógica reflexiva e mediadora na construção de ambientes matemáticos estimulantes. A coordenadora Meiri Aparecida Rezende Magalhães e as professoras Vanessa Gervásio Martin, Taciana de Cássia Rodrigues Vieira e Claudia Maciel propuseram atividades e ações mediadoras que encorajam o aluno a raciocinar, compartilhar saberes, bem como a utilizar métodos e caminhos próprios na elaboração e resolução do conteúdo.

Para os docentes de Inglês da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (anos iniciais), foi desenvolvida a aula 2021? Collaborative paths in challenges of teaching. A coordenadora Verônica Lopes Neves e as professoras Danielle Ramos Costa Padilha e Renata Paschoal Freire compartilharam estratégias que potencializam a qualidade das experiências vivenciadas pelos alunos, tornando o contato com a língua inglesa ainda mais prazeroso e significativo.

O curso Descomplicando o uso das tecnologias digitais nas aulas de Língua Portuguesa abordou tópicos importantes para os professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental potencializarem suas atividades e proporcionarem uma aprendizagem pautada nas competências essenciais do século XXI. A aula foi ministrada pelo coordenador Julio Michelato e pelos professores Murilo Marques e Isabella Garcia.

O curso Como as pessoas aprendem e as transformações que a vida moderna está fazendo em nossos esqueletos foi proposto aos educadores de Ciências do Ensino Fundamental (anos finais). Alguns temas abordados foram os processos cognitivos, com destaque à decodificação e à transmissão de informações pelos neurônios, bem como suas respectivas funções e comportamentos, as alterações na estrutura óssea dos seres vivos, principalmente dos humanos, e suas possíveis causas. A aula foi desenvolvida pelo coordenador José Alencar Gomes da Silva e pelos professores Luana Cristina Silva Barros, Vania Regina Mordente e Patrícia Pardini.

As olimpíadas científicas são competições cuja proposta é incentivar os estudantes a seguirem as carreiras científicas e tecnológicas, bem como encontrar talentos nas diversas áreas do conhecimento. No curso Olimpíadas e maratonas de programação, os docentes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio conheceram um pouco mais da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Na ocasião, o coordenador Esmeraldo Caniloi e o professor Roberto Silva também discutiram conceitos básicos da área e forneceram dicas das linguagens C++ e Python. Eles também sugeriram algumas práticas pedagógicas, como minimaratonas de programação.
Ensino Médio - Projeto de Vida
Um dos cursos oferecidos aos docentes do Ensino Médio foi Aulas de Física no mundo digital. Ministrado pelo coordenador Eduardo Figueredo e pelos professores Rogério Airoldi, Reinaldo de Souza e Ricardo Balbino, o encontro foi dividido em duas partes: na primeira, foram abordados aspectos relacionados ao material didático e à estrutura e à aplicação do Itinerário Formativo de 2021, componente do Novo Ensino Médio. Na segunda parte, foi discutida a utilização das tecnologias, tanto nas aulas digitais como nas híbridas, com exemplos de suas aplicações em atividades propostas no material.

Também com foco no Novo Ensino Médio, os educadores tiveram a oportunidade de participar do curso Projeto de vida: aprofundando alguns temas e o contexto do ensino híbrido, apresentado pelos professores José Carlos Fuscella e Thiago Castro.

O curso Coordenação em foco trouxe uma visão geral do trabalho do coordenador no desenvolvimento escolar. Ele abordou a importância da rotina, das atividades formativas e do projeto de gestão da aprendizagem, de forma ativa, dinâmica e atualizada, considerando o novo contexto educacional. Com mediação das educadoras Monica Souza, Flori Jane Spósito, Cassia Barreto e Fabiana Costa, o encontro reuniu coordenadores da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Nessa edição do Encontro Pedagógico on-line, também foram desenvolvidas palestras voltadas aos gestores a respeito de questões relevantes da atualidade. Os temas propostos foram: Ensino híbrido – experiências e possibilidades, Gestão escolar eficaz em tempos de crise. Onde estamos e para onde vamos?Crescer dói. Mas vai valer a pena!, apresentados, respectivamente, pelos professores Sonia Bercito, Leandro Mariano Pereira e Silvia Helena Hernandes.

Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram desse Encontro poderão inscrever-se novamente em outros cursos e oficinas nas próximas edições do evento. Os procedimentos para a inscrição encontram-se na guia “Convênios”, no Portal Objetivo, ou neste link.

Com a palavra, os participantes:
“Curso faz parte da realidade on-line e presencial.”
Patrícia Bressani, professora do Objetivo Guarujá (SP) – curso Mediação, aprendizagem e desenvolvimento

“Como contribuir para a construção do conhecimento? Só elogios, um dos melhores cursos dos quais já participei!”
Gisele Rocha da Silva Aguiar, professora do Educandário Santa Clara – Preve Objetivo, Paranaíba (MS) – curso Mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Como contribuir para a construção do conhecimento?

“O evento reforça o conhecimento adquirido ao longo dos anos em nossa prática educacional, bem como abre novos horizontes para que estejamos atentos aos novos métodos para os alunos da era tecnológica, que chegam até nós com uma bagagem considerável de conhecimento!”
Larissa Pereira, professora do Centro de Educação Infantil Galileu, Pouso Alegre (MG) – curso Mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Como contribuir para a construção do conhecimento?

“Curso mega maravilhoso, acrescentou muito.”
Cicera Lima D. Luna, professora do Objetivo Juazeiro do Norte (CE) curso Mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Como contribuir para a construção do conhecimento?

“Amo fazer esse Encontro, além da importância da troca e de novas formas de ensinar.”
Flavia Macedo Piveta de Oliveira, professora de Música, EEI Os Brasileirinhos, São Paulo (SP) curso Imagens, sons e palavras (Música)

“Parabéns! Sempre é de grande aprendizado os cursos que oferecem. É muito bom participar. Grandes formadores.”
Débora Brito Cavalcante de Souza, professora do Colégio Dinâmico Sistema Objetivo Guaraçaí (SP) curso Imagens, sons e palavras (Música)

“Sempre muito gratificante participar. Parabéns ao professor Renato, um excelente professor.”
Daniel César Fernandes de Almeida, professor de Música Unitrês Objetivo, Três Lagoas (MS) curso Imagens, sons e palavras (Música)

“Dicas muito legais, que com certeza usarei em minhas aulas.”
Gabriela Amaral Bonome, professora de Educação Física do Colégio Pentagunum, Objetivo Jundiaí (SP) curso Percepção e ação (Educação Física)

“Adorei o curso. Os professores são muito simpáticos e ensinaram muitas coisas para trabalharmos com os nossos alunos.”
Rosângela de Araújo Santos, professora da Educação Infantil do Colégio Ipê (SP) curso Percepção e ação (Educação Física)

“O Encontro foi excelente. Amei!!! Muito enriquecedor e a didática dos palestrantes foi maravilhosa. Parabéns!”
Paula Cristina Bomtempo de Oliveira, professora do Objetivo Rincão      (SP) curso Percepção e ação (Educação Física)

“Amei o curso, pois foi dinâmico, com sugestões de atividades. As professoras têm conhecimento da prática. Obrigada.”
Maria José de Oliveira Vilassa, professora do Colégio Porto Marchesano, Itapevi (SP) curso História, Geografia e Tecnologias Educativas: as novas interfaces da prática pedagógica conectadas aos saberes

“Muito bom. Ótimo poder adquirir novos conhecimentos e enriquecer nossas aulas.”
Solange Mota Sarabun, professora do Colégio João Paulo II, Pitanga (PR) curso História, Geografia e Tecnologias Educativas: as novas interfaces da prática pedagógica conectadas aos saberes

“Amei o curso! Mais do que nunca, precisamos de mais cursos como esse, que nos orientem a usar as diversas ferramentas tecnológicos para melhor aproveitamento do processo de ensino-aprendizagem em período de pandemia. Parabéns!!!”
Lilian Alessandra Pessoa dos Reis, professora do Ensino Fundamental I do Objetivo Carapicuíba (SP)curso História, Geografia e Tecnologias Educativas: as novas interfaces da prática pedagógica conectadas aos saberes

“Muito bom! Como todos os eventos dos quais participei, as informações são muito preciosas. Só tenho a agradecer. Com certeza vou utilizar todas as dicas.”
Telma Regina Signoretti, professora do 4º ano do Quali Educacional Objetivo, Santo André (SP) curso História, Geografia e Tecnologias Educativas: as novas interfaces da prática pedagógica conectadas aos saberes

“Todo curso disponibilizado pelo Objetivo sempre agrega muito conhecimento. Gratidão, equipe!”
Laís Aparecida Rodrigues de Oliveira, professora da Escola Pequeno Príncipe, Sistema de Ensino Objetivo, Alto Araguaia (MG) curso História, Geografia e Tecnologias Educativas: as novas interfaces da prática pedagógica conectadas aos saberes

“Achei excelente! Muitas ideias significativas.”
Gleysiane Rosane Vieira da Silva, professora de Inglês do Colégio Objetivo Gama (DF) curso 2021? Collaborative paths in challenges of teaching

“O curso foi muito proveitoso. Gostei dos exemplos usando as fichas do material. Ótimo.”
Luciana Iti Semoto Primon, professora da Escola Coopercamp, Campo Verde (MG) curso 2021? Collaborative paths in challenges of teaching

“O Encontro foi enriquecedor, pois compartilhamos experiências, tiramos dúvidas e aprendemos novos conceitos.”
Walquiria de Assis Generoso Fortunato, professora do Objetivo Carapicuíba (SP) curso Trabalhando a importância da ação pedagógica reflexiva e mediadora na construção de ambientes matemáticos estimulantes

“Trabalhando a importância da ação pedagógica reflexiva e mediadora na construção de ambientes matemáticos estimulantes. Estou muito satisfeita com a aula, pois trouxe muitas ideias e sugestões para trabalhar com meus alunos. Parabéns.”
Evelyn Francelise de Oliveira da Silva, professora da Escola Lig Ensino Objetivo Umuarama (PR) curso Trabalhando a importância da ação pedagógica reflexiva e mediadora na construção de ambientes matemáticos estimulantes

“Foi um sábado de muito aprendizado! Parabéns e obrigada por compartilhar experiências.”
Naysa Helena da Silva Brito, professora do Objetivo Passa Quatro (MG) curso Ciências da Natureza – a BNCC e a inclusão das competências socioemocionais como metas a serem trabalhadas com os alunos em todas as áreas do conhecimento

“Deveríamos ter mais esses momentos. Foi muito prazeroso e enriquecedor para nosso conhecimento e nossa prática.”
Edilene dos Santos Alves, professora de Matemática do Colégio Objetivo Nova Alvorada do Sul (MS) curso A Matemática e os desafios do ensino híbrido

“Excelentes sugestões para tornar a aula muito mais atrativa. Material de apoio de qualidade e ótima didática dos palestrantes! Parabéns pelo evento!”
Camila Cristino Souza, professora do Instituto Educacional Portinari (SP) curso Descomplicando o uso das tecnologias digitais nas aulas de Língua Portuguesa

“Perfeito! Parabéns a todos!”
Edmilton Rodrigues Padilha, professor do Jardim Botânico, Brasília (DF) curso A Matemática e os desafios do ensino híbrido

“Curso excelente, com a apresentação de duas plataformas muito úteis para deixar as aulas mais dinâmicas. Parabéns!”
Daniela Cotta Bicalho Figueiredo, professora do SEPRO, Itabira (Minas Gerais curso A Matemática e os desafios do ensino híbrido

“Gostei muito das novas ferramentas de aprendizado.”
Tatiane Neves de Oliveira, professora do Princípios, Barra do Garças (MT) curso Descomplicando o uso das tecnologias digitais nas aulas de Língua Portuguesa

“Gostei muito. Ótimos palestrantes e apresentação de tópicos interessante. Parabéns a todos.”
Maria Lucília de Oliveira Santos, professora do Logos Colégio e Curso – Areado Areado (MG), curso Como as pessoas aprendem e as transformações que a vida moderna está fazendo em nossos esqueletos

“Curso excelente, que permitiu um outro pensar na construção do conhecimento geográfico.”
Leovigildo Samuel Santana, professor do Centro Educacional Juventude do Amanhã (CEJA), Bataguassu (MS)curso A linguagem cartográfica e a construção do raciocínio geográfico

“Curso de formação enriquecedor para os dias atuais e, também, fundamental para superar desafios que enfrentamos na Geografia e na educação em geral.”
Luiz Eduardo da Silva, professor da Escola Recanto (Objetivo), Aparecida do Taboado (MS) curso A linguagem cartográfica e a construção do raciocínio geográfico

“Atividade muito participativa e interessante, com a apresentação de novas técnicas e, o mais importante, com salas independentes para permitir a interatividade.”
Hélio Buenaga Sevilha, professor do Ensino Médio e Fundamental do Colégio Objetivo de Gurupi, Gurupi (TO) curso A linguagem cartográfica e a construção do raciocínio geográfico

“Ótimo momento de ouvir as explanações dos profissionais do Objetivo de São Paulo, bem como de compartilhar conhecimentos com os colegas a partir de uma proposta coletiva de atividade.”
Gabriel de Paula Barbosa Landim, professor de Geografia do Centro Educacional Miretta Baronto (Cemiba), Barra do Piraí (RJ) curso A linguagem cartográfica e a construção do raciocínio geográfico

“Amei o curso. Acrescentou bastante conteúdo e novas ideias. Parabéns aos professores Caniloi e Roberto. Nota 10.”
Willian Arioni Viana Pinto, professor de Informática do Colégio Objetivo João e Maria, Almenara (MG) – curso Olimpíadas e maratonas de programação.

“Como sempre, o Encontro foi incrível.”
Ellen Cristina Santos Macêdo, professora da Escola Princípios, Barra do Garças (MT) – curso Ensinando a aprender Biologia

“Foi uma ótima palestra para ajudar nas aulas e proporcionar um maior conhecimento.”
Ana Caroline Silva e Sousa, professora do Colégio Evangélico Engemed, Iporá (GO), curso Ensinando a aprender Biologia

“Gostei muito do curso. Foi muito interessante o que foi abordado e proposto. Abre um leque muito grande, ainda mais no momento em que estamos. Os palestrantes demostram bastante conhecimento. Foi muito gratificante.”
Vanessa Micheli dos Anjos Cerqueira, professora do Colégio Objetivo, Rio Brilhante (MS) – curso Física no mundo digital

“Foi mais um excelente curso. Todos estão de parabéns.”
Espedito Pereira de Souza, professor do Instituto de Educação Frei Marcelino de Santana, Catolé do Rocha (PB) – curso Física no mundo digital

“Muito pertinente e apropriado esse tema para o momento que estamos passando, como cidadãos e, principalmente, como professores de Filosofia e Sociologia. Obrigada!”
Karina Carrara Bragaia, professora de História, Arte, Filosofia e Sociologia do Colégio Objetivo São Pedro (SP) – curso Sociologia, filosofia e tecnologia: caminhos e reflexões

“Gostaria de parabenizar o Objetivo por disponibilizar o curso na área de língua espanhola. É um diferencial muito importante. Já trabalhei com outros sistemas que sempre deixam a língua estrangeira à margem e não a tratam com a devida importância. Vale ressaltar que a língua espanhola é a escolha da maioria dos alunos no Enem, além de ser a língua de muitos países vizinhos e dar inúmeras possibilidades para nossos alunos.”
Lívia Mara Figueiredo Silva, professora de Espanhol, Logos Areado (MG) – curso A sala de aula invertida e o ensino híbrido na aprendizagem de espanhol

“Excelentes sugestões! Dois professores que com certeza fazem a diferença na vida dos alunos! Inspiração!”
Izilda Moreira Silva, diretora do Colégio Objetivo Boiçucanga, São Sebastião (SP) – curso Projeto de vida: aprofundando alguns temas e o contexto do ensino híbrido

“Momento riquíssimo. Excelente.”
Herbert Bezerra Arrais, professor do Colégio Objetivo, Juazeiro do Norte (CE) – curso Projeto de vida: aprofundando alguns temas e o contexto do ensino híbrido

“A autoformação é um desafio constante para o coordenador e esses Encontros são muitíssimo importantes, na medida em que agregam novos conhecimentos, possibilitam a troca de experiências, promovem momentos de reflexão e, consequentemente, nos dão um novo ânimo para enfrentar as batalhas diárias.”
Mardélia Afonso Martins, coordenadora do Centro Educacional João e Maria Almenara (MG) – curso Coordenação em foco

“Foi uma manhã de muito conhecimento! Gratidão por ter participado de mais uma formação.”
Bruna Piobelo Ribeiro Freitas, coordenadora pedagógica do Colégio Objetivo de Águas Claras, Brasília (DF) – curso Coordenação em foco

“As temáticas do curso foram realmente muito relevantes. Estou iniciando minha caminhada na coordenação da Educação Infantil e Ensino Fundamental I do CRBO. Obrigada pelas falas tão esclarecedoras.”
Tânia Cristina Castro Rocha, coordenadora pedagógica do Colégio Rio Branco Objetivo, Valparaíso de Goiás (GO) – curso Coordenação em foco

“Parabéns a todos!! A palestra trouxe a realidade que estamos vivendo e os desafios para o retorno.”
Rafaela Maia Chiesa Gonçalves, mantenedora da Unitrês Objetivo, Três Lagoas (MS) – palestra Ensino híbrido – experiências e possibilidades

“Os Encontros Pedagógicos do Objetivo nos ajudam a encontrar novos caminhos, conceber novas ideias; ajudam a perceber que não estamos sozinhos nessa nova fase em que a escola se encontra. Aprendizados muito importantes e norteadores! Obrigada.”
Sandra Aparecida Peres Perina Massaro, coordenadora do Colégio Deltha, Aguaí (SP) – palestra Ensino híbrido – experiências e possibilidades

Gostei muito da palestra. Muito coerente com a proposta e também condizente com o momento que estamos vivendo. Gratidão e abraço fraterno a todos e todas!”
Simone Clea dos Santos Miyoshi, coordenadora pedagógica do Colégio Objetivo Uberlândia (MG) – palestra Ensino híbrido – experiências e possibilidades

“Gosto de participar dos Encontros Pedagógicos por diversos motivos: sempre adquiro maior conhecimento, consigo ter contato com outras unidades, participar de grupos que nos ajudam no dia a dia da escola, conhecer profissionais excepcionais da rede.”
Marcia M. Nobilioni Ghilardi, mantenedora e diretora do Pedagógicas Objetivo, Osasco (SP) – palestra Gestão escolar eficaz em tempos de crise. Onde estamos e para onde vamos?

“Obrigada pela oportunidade de participar dessa palestra. Muito bom ouvir as palavras de encorajamento, esperança e fortalecimento. Precisamos de mais palestras assim!”
Sandra Aparecida Peres Perina Massaro, coordenadora do Colégio Deltha, Aguaí (SP) – palestra Crescer dói. Mas vai valer a pena!

“Silvia Helena, que energia boa! Parabéns pela palestra! Que disposição bacana para nos motivar e mostrar como devemos agir em nosso dia a dia. Parabéns, mais uma vez!”
Shirley Santos Queiroz, auxiliar administrativa do Centro Educacional João e Maria Almenara (MG) – palestra Crescer dói. Mas vai valer a pena!!

“Maravilhosa palestra. Vou divulgar na minha escola para abrir para os funcionários que precisam de palestras motivadoras como essa.”
Daniele Ribeiro Laud, secretária e professora eventual do Instituto de Aplicação Educacional, Ubá (MG) – palestra Crescer dói. Mas vai valer a pena!

“Palestra maravilhosa. Grata por todo o conhecimento compartilhado.”
Milleny Dias de Oliveira, professora do Interagir Sistema Objetivo, Dourados (MS) – palestra Crescer dói. Mas vai valer a pena!