Equipes do Objetivo conquistam ouro na 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)


A 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), divulgou seus resultados. As equipes Barões do cafezinho e Ponto sem nó, integradas por alunos do Ensino Médio do Colégio Objetivo, conquistaram medalhas de ouro. Outras três equipes do Objetivo foram agraciadas com a medalha de cristal, concedida aos estudantes participantes da fase final.

A olimpíada foi realizada em seis fases on-line, nos meses de maio e junho, e a grande final presencial na Unicamp, nos dias 20 e 21 de agosto. A 14ª ONHB contou com mais de 26 mil equipes de todo o Brasil na primeira fase, formadas por grupos de três alunos e um professor de História. Desse total, 320 chegaram à final e somente 10 equipes representaram o estado de São Paulo.

“Cinco delas são integradas por alunos do Colégio Objetivo. Foi uma excelente oportunidade para desenvolver, além do conhecimento científico, habilidades de cooperação e organização, dado o caráter eliminatório das provas semanais. Por sua duração concentrada e pela competição nacional, foi exigido bastante empenho e compromisso dos participantes. Parabéns, equipes”, comenta Maria Teresa Viana Van Acker, coordenadora de História do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, responsável pela preparação dos alunos do Objetivo para as olimpíadas de História.

Em todas as atividades, os estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio foram desafiados a analisar documentos históricos, a utilizar ferramentas da ciência da História, como a Paleografia e a Cronologia, bem como se familiarizar com a construção de argumentos e narrativas segundo a perspectiva da área. Além de temas sobre a História do Brasil, a ONHB apresentou questões que permeiam assuntos interdisciplinares, como Geografia, Literatura, Arqueologia, Patrimônio Cultural, Urbanismo, Atualidades, etc. Nesta edição, a olimpíada trouxe como tema a importância das mulheres na história e na sociedade brasileira.

Confira as equipes premiadas do Colégio Objetivo:
OURO
Equipe: Barões do cafezinho
Fernanda Nascimento de Carvalho
Júlia Serrano Penha
Thiago Pereira Carvalho Lucio

Equipe: Ponto sem nó
Alessandra Jacob Dahur dos Santos
Luisa Litvac Bastos de Barros
Tasso Ramon de Melo Mendonça

CRISTAL
Equipe: Curies
Catarina Morais Rossetti
Clara Almeida Hayashi Hipólito de Moura
Giovanna Karolinna Ribeiro de Queiroz

Equipe: Ourives — Ouro-pretanos
Erica Yukari Nakama
Gabriel Ramayana Ceolin Cassemiro
Rafael Camargo Cedro

Equipe: Comunistas
Beatriz Thomaz Rosa
Bianca Cangussú da Cruz
Felipe Augusto Brassea Galleguillos Carreiro

Fotos Relacionadas