“O Chamado da Natureza”: vídeo produzido por alunos do Objetivo é campeão da Obsma


“O Chamado da Natureza”: vídeo produzido por alunos do Objetivo é campeão da Obsma

A equipe Os Golgienses Complexos, composta pelos alunos Lucca Ribeiro Bortoletto, Bianca Coicev, Maria Eduarda Matos e Larissa Miamura, da 2ª série do Colégio Objetivo Integrado, foi campeã da modalidade Produção Audiovisual/Ensino Médio na 11ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O vídeo foi agraciado com o prêmio de Destaque Regional Sudeste e com o prêmio máximo de Destaque Nacional, entregues durante cerimônia na sede da Fiocruz (Rio de Janeiro), em 8 de dezembro de 2022.

“A premiação foi muito surpreendente porque eu não acreditava que ganharíamos o troféu nacional”, comemora Bianca Coicev.

A olimpíada tem como finalidade estimular ações, atividades e projetos educativos voltados aos temas transversais de Saúde e Meio Ambiente. A edição deste ano envolveu mais de 16 mil alunos e professores, com cerca de 800 trabalhos inscritos por 237 escolas de todas as regiões do Brasil.

Foi uma conquista inédita que destaca a importância do Colégio Objetivo na formação de jovens conscientes e engajados nas questões ambientais e antenados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Agenda 2030 da ONU. “O resultado mostra que a equipe de professores olímpicos de Biologia vem fazendo um ótimo trabalho na preparação de estudantes que têm interesse na área de Ciências Biológicas. A conquista vem para despertar o interesse dos demais jovens a participarem dessa olimpíada e de várias outras com enfoque biológico”, comenta o professor Adriano Arruda, orientador da equipe.

“O Chamado da Natureza”

Intitulado O Chamado da Natureza e com 7,30 minutos de duração, o vídeo criado pela equipe do Colégio Objetivo Integrado aborda como pequenos gestos cotidianos podem causar impacto no ambiente. “O que produzimos se assemelha a um documentário composto por fotocolagens. Basicamente, nós criamos um vídeo a fim de demonstrar as principais formas de degradação ambiental causadas de forma antrópica”, revela Lucca Bortoletto.

A premiação foi resultado de muito trabalho e esforço da equipe, que levou três semanas para produzir o vídeo. Bianca ficou responsável por coordenar os trabalhos, pela dublagem e enviar o projeto para o professor Adriano Arruda. Maria Eduarda usou seus talentos de design e edição na produção. Larissa fez as pesquisas e roteiros, além de entrar em contato com especialistas da área para aprimorar os estudos. Lucca, por sua vez, ajudou na edição, na dublagem e na coordenação do projeto.

O trabalho pode ser visto no link abaixo!
Assista ao vídeo O Chamado da Natureza:
https://youtu.be/ccCICJn1F3w