Aluno do Objetivo conquista medalha inédita para o País: prata na Olimpíada Internacional de Física


A 39ª International Physics Olympiad (IPhO), que aconteceu no Vietnã de 20 a 29 de julho de 2008, trouxe ótimos resultados para o Brasil. Pela primeira vez, o País foi agraciado com medalha de prata, conquistada pelo aluno Guilherme Victal da Costa, do Objetivo Vergueiro.

O Brasil participa da IPhO desde o ano 2000 e já conquistou uma medalha de bronze e várias menções honrosas. Este ano, representado por cinco estudantes do Ensino Médio, dos quais dois são alunos do Objetivo (Rafael Parpinel e Guilherme Victal), o País registra sua melhor colocação na competição internacional.

Rafael Parpinel, do Objetivo Paulista, também fez bonito durante a Olimpíada, recebendo menção honrosa pelo seu ótimo desempenho.

São dois meninos muito especiais, em vários sentidos. Os dois estão entre os 10 alunos mais brilhantes que já tive nesses 20 anos de magistério”, descreve o responsável pelas aulas preparatórias para as olimpíadas de Física, professor Ronaldo Fogo.

Empenho
Rafael e Guilherme foram dois dos 130 mil estudantes do Ensino Médio inscritos na Olimpíada Brasileira de Física (OBF), responsável por selecionar os competidores para as olimpíadas internacionais, entre elas a IPhO. Essa seleção é feita em duas etapas. Na primeira, são escolhidos os 40 melhores alunos classificados na 3ª fase da OBF, os quais recebem uma preparação durante a 2ª e a 3ª série do Ensino Médio. Na segunda fase, são selecionados os 13 melhores, por meio de provas específicas. Destes, cinco finalistas são escolhidos de acordo com o desempenho em uma última bateria de avaliações.