Argentina: ouro e 1º lugar geral para Liara Guinsberg na OACJr


Vocês já ouviram falar da OACJr? Trata-se da Olimpíada Argentina de Ciências Júnior, realizada pela primeira vez este ano e organizada pela Universidad Nacional de Cuyo, em conjunto com a Associação de Professores de Física da Argentina, que contou com o patrocínio do Ministério da Educação da nação. Competindo com 108 estudantes argentinos e brasileiros, Liara Guinsberg conquistou o primeiro lugar geral e a medalha de ouro.

A olimpíada aconteceu em Mendoza, de 22 a 26 de agosto. Voltada para alunos do Ensino Fundamental e Médio, foram exigidos conteúdos teóricos, interdisciplinares e experimentais de Física, Química e Biologia.

Esta não foi a primeira experiência internacional da estudante da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Integrado Objetivo, que também foi medalhista na Olimpíada Internacional de Ciências Júnior (IJSO), realizada na Nigéria, no ano passado. “Cada olimpíada tem sua particularidade, mas todas acrescentam conhecimento e amizades. A OACJr difere das demais por haver apenas dois brasileiros entre mais de uma centena de argentinos”, comenta.

A estudante incentiva a participação em torneios científicos dizendo que a preparação, além de refletir em treino para o vestibular, é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento sociocultural. “Houve muitas atividades para a interação entre os competidores, como talleres (workshops) de circo, filmes argentinos e esportes ao ar livre.

Os alunos, oriundos de diversas regiões, com seus diferentes sotaques e costumes, tornaram o evento ímpar”, diz.

online book

Fotos Relacionadas