Rumo a Durban: alunos representarão Brasil na Olimpíada Internacional de Ciências Júnior (IJSO)


Estar em competição científica não é fácil. Imagine então enfrentar os melhores do mundo. Com expressiva atuação em campeonatos científicos internacionais, os alunos Liara Guinsberg, Bruno Kenichi Saika e Marcelo Rigotto Stachuk participarão da Olimpíada Internacional de Ciências Júnior (IJSO), que acontecerá em Durban, África do Sul, entre os dias 1° e 10 de dezembro.
A seleção da equipe para o mundial ocorreu na IJSO Brasil, que escolheu os seis estudantes com melhor desempenho. Eles foram medalha de ouro na edição nacional e obtiveram excelente resultado nas provas de múltipla escolha e dissertativas, que testaram conhecimentos nas áreas de Química, Biologia e Física.
Os participantes que conseguiram sobressair-se na primeira fase da IJSO Brasil disputaram ainda a Olimpíada Argentina de Ciências Júnior (OACJr). Liara Guinsberg foi a Mendonça e retornou ao País trazendo a medalha de ouro e o título de primeiro lugar geral, competindo com mais de 100 estudantes.
Veterana em olimpíadas científicas internacionais, ela incentiva a participação em torneios e diz que é uma ótima oportunidade de desenvolvimento sociocultural.

Classificação final – IJSO Brasil

Ouro
Liara Guinsberg
Bruno Kenichi Saika
Marcelo Rigotto Stachuk

Prata
Nicolas Teichi Kaneko

Bronze
Gabriel Demetrius Bertoldo da Silva