Colégio Objetivo apresenta inovações em feira de educação


Encontrar novas didáticas e estimular a busca pelo conhecimento são alguns dos grandes desafios da educação. O Sistema de Ensino Objetivo – que há mais de meio século faz história no país – inova ao apresentar lançamentos na área educacional na BETT Educar 2017.

No estande, especialmente planejado pela instituição, vários destaques chamaram a atenção do público pela atualidade, novidade e pelo pioneirismo. Um deles foi a parceria com uma das gigantes no mercado de informática, que possibilitará aos alunos e professores realizar buscas avançadas em videoaulas com a implementação do sistema Azure, da Microsoft.

O Conteúdo Online do Objetivo ganhará recursos de inteligência artificial. Os vídeos disponibilizados contarão com as funções de acessibilidade que universalizam a exibição. A nova ferramenta proporcionará a funcionalidade de legenda automática em seis idiomas (português, inglês, espanhol, alemão, francês e japonês) e a busca por palavras em meio às falas do professor, indexada ao vídeo.

O Conteúdo Online é um sistema de gestão de armazenamento de dados que reúne o material didático de todos os níveis de ensino e atividades virtuais, bem como possibilita aulas mais dinâmicas e interativas. Trata-se de um banco de dados extenso e multifuncional idealizado pelo Núcleo de Tecnologia Unip-Objetivo (NUTEC), que favorece o aprendizado. Seções especiais com vídeos, simuladores, imagens, atividades interativas, exercícios, questões de vestibulares e do Enem, acervo de livros e obras literárias e acesso a mais de 4 mil videoaulas estão disponíveis no Portal Objetivo.

Entre os destaques apresentados na Educar, está a ampliação dos recursos do aplicativo Objetivo, que proporciona aos alunos, pais e professores acessar o universo educacional por meio de plataformas móveis. Ele permite, de acordo com o perfil do usuário, o acompanhamento de todo o conteúdo de sua série, a realização de tarefas e atividades, consultas de suas avaliações e notas e a visualização de uma infinidade de vídeos. Com um simples toque, também é possível ter acesso ao Conteúdo Online, Secretaria Online, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), notícias, Atualidades Online, Facebook oficial do Objetivo, além de uma grande novidade: o programa em formato de web rádio, que aborda temas educativos, veiculado pela Rádio Trianon no programa “Duas na Tri”.

Os educadores que visitaram a feira interagiram com os coordenadores e professores do Objetivo em palestras e oficinas que abordaram uma diversidade de temas: Robótica e programação; Tecnologia educacional; Da roda de leitura à produção oral e escrita: o lugar privilegiado do jornal nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Mostra de Arte: o artista na escola; Projetos e práticas interdisciplinares; O lúdico como uma proposta educativa; A relação escola-família.

Na palestra Tecnologia educacional foram apresentadas duas ferramentas lançadas na feira de educação: a Central Sistemas – portal de serviços para as escolas próprias e conveniadas ao Sistema de Ensino Objetivo – e o Datalive – ferramenta analítica do Grupo Unip-Objetivo para auxílio da gestão em educação, com apoio ao gerenciamento de várias atividades que fazem parte do ciclo de vida do aluno, como a captação, o ingresso e a realização do curso.

Na palestra A importância do coordenador pedagógico: formação em EaD, foi observada como é realizada a formação continuada na modalidade a distância oferecida para as escolas conveniadas ao Sistema de Ensino Objetivo, por meio da plataforma Blackboard. O conteúdo é pioneiro, único focado na atualização do coordenador pedagógico, para que a escola se torne um espaço de constante reflexão.

Na área de educação ambiental, não é de hoje que o Grupo Unip-Objetivo tem entre suas linhas mestras a preocupação com a preservação da natureza. O público da Educar pôde acompanhar as transmissões ao vivo dos alunos diretamente de Angra dos Reis (RJ), em plena atividade na Escola do Mar, uma sala de aula a céu aberto criada e mantida pelo Objetivo.

Palestras no estande do Objetivo da Feira Educar 2017

Educar 2017
Escola do Mar: A sala de aula a céu aberto
Profa. Angela
Clique aqui para assistir
Educar 2017
Da roda de leitura à produção oral e escrita: O lugar privilegiado do jornal nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Profa. Deborah Catarinacho
Clique aqui para assistir
Educar 2017
Integração: Plataforma Objetivo e Microsoft School
Equipe de TI Unip/Objetivo e Microsoft.
Clique aqui para assistir
Educar 2017
Tecnologia Educacional
Equipe de TI Unip/Objetivo
Clique aqui para assistir
Educar 2017
Objetivo Maker: Robótica e Programação
Professor Caniloi Júnior
Clique aqui para assistir
Educar 2017
Mostra de Arte no Objetivo: O artista na escola
Prof. José Minerini Neto
Clique aqui para assistir
Educar 2017
Polo EaD: Um investimento de alto retorno
Prof. Thiago Azem Cianci
Clique aqui para assistir
Educar 2017
Projetos e práticas interdisciplinares: Movimento e transformação? Sementes de gentilezas
Profa. Ana Maria Ramos Sanchez Varella
Clique aqui para assistir
Educar 2017
Educação Física escolar: O lúdico como uma proposta educativa
Profa. José Paulo de Morais Júnior
Clique aqui para assistir
Educar 2017
Próteses faciais feitas a partir de um smartphone
Prof. Luciano Dib e Rodrigo Salazar
Clique aqui para assistir
Educar 2017
A Importância do Coordenador Pedagógico: Formação em EaD
Profa. Gabrielle Pellucio
Clique aqui para assistir
Educar 2017
A relação escola-família e os desafios da construção de uma cultura de paz
Prof. Nonato Assis de Miranda
Clique aqui para assistir