Novo Ensino Médio

A reforma do Ensino Médio, definida pela Lei nº 13.415/2017, significa para o Sistema de Ensino Objetivo uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com uma educação de qualidade, vigente em mais de cinquenta anos de presença no panorama educacional brasileiro. As diretrizes apontadas nos documentos oficiais confirmam os princípios e as estratégias pedagógicas que sempre estiveram presentes em nossa filosofia educacional, com os estudantes ocupando a centralidade do processo de ensino e aprendizagem.

 

Marcos Legais

(Fonte BNCC – páginas 9 e 10)

Reforma do Ensino Médio
Lei 13.415/17
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) Ensino Médio
Itinerários Formativos Referenciais Curriculares

Marcos legais:

  • Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
  • A Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 (LDB);
  • Portaria nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018 (Referencial dos itinerários formativos);
  • Resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018 (BNCC - ENSINO MÉDIO);
  • Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018 (DCNs).

Competências Gerais da BNCC

1. Conhecimento

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Pensamento científico, crítico e criativo

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Senso estético

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Comunicação

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Argumentação

Argumentar com base em fatos que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

6. Cultura digital

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

7. Autogestão

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

8. Autoconhecimento e autocuidado

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Empatia e cooperação

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Responsabilidade e cidadania

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Educação integral visando à preparação para a vida nas dimensões:
intelectual, física, emocional, social e cultural.

Itinerários Formativos

Eixos estruturantes dos itinerários formativos

Investigação da realidade por meio de práticas e produções científicas.

Envolvimento na vida pública por meio de projetos de mobilização sociocultural e ambiental.

Idealização e realização de projetos criativos.

Criação de empreendimentos pessoais ou produtivos articulados ao projeto de vida.

De preferência, os itinerários devem articular os quatros eixos. No mínimo, o itinerário deve ser estruturado a partir de um dos eixos. Foram descritas habilidades dos diferentes tipos de itinerários formativos relacionadas a cada um dos eixos nos Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários, MEC.

Tipos de itinerários

Área de conhecimento

Aprofundam e ampliam aprendizagens de uma área e promovem sua aplicação em situações diversificadas.

  • Linguagens e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias
  • Ciências da natureza e suas tecnologias
  • Ciências humanas e sociais aplicadas

Formação técnica e profissional

Preparam para o mundo do trabalho.

Integrado

Combina mais de uma área do conhecimento e pode ser complementado por formação técnica e profissional.

Projeto Novo Ensino Médio Objetivo

1ª Série

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Presencial EAD Domínios das Ciências da Natureza Domínios das Ciências Humanas
Português 4 1 1 - Leitura e Produção de Gêneros Discursivos 1 - Leitura e Produção de Gêneros Discursivos
Matemática 4   1 - Matemática Financeira 1 - Matemática Financeira
Física 3   1 - Física do Cosmo  
Química 3      
Biologia 2 1    
Inglês 1 1    
História 2      
Geografia  2      1 - Mundo Contemporâneo
Arte   1    
Filosofia   1    
Sociologia   1    
Educação Física 1      
  1 - Práticas de Biologia e Química 1 - Oficina de Arte
1 - Oficina Multidisciplinar 1 - Oficina Multidisciplinar
1 - Projeto de Vida 1 - Projeto de Vida
Total: 22 6 6
  Formação Geral Básica: 28  Itinerários Formativos: 6

Arraste para o lado para visualizar a tabela completa.

TOTAL: Formação Geral Básica + Itinerários Formativos = 34

2ª Série

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Presencial EAD Aprofundamento (presencial) Domínios das Ciências da Natureza Domínios das Ciências Humanas
Português 3 1 1 1 - Oficina de Linguagens 1 - Oficina de Linguagens
Matemática 2 1 1    
Física 1 1 1 1 - Física Médica  
Química 2   1    
Biologia 2   1    
Inglês 1   1    
História  2   1   1 - Investigações no Tempo
Geografia 1 1 1    
Arte          
Filosofia   1      
Sociologia   1      
Educação Física 1        
  1 - Práticas de Biologia e Química 1 - Oficina de Arte
1 - Oficina Multidisciplinar 1 - Oficina Multidisciplinar
1 - Projeto de Vida  1 - Projeto de Vida
TOTAL 15 6 8 5
  Formação Geral Básica: 21  Itinerários Formativos: 13

Arraste para o lado para visualizar a tabela completa.

TOTAL: Formação Geral Básica + Itinerários Formativos = 34

3ª Série - 2022

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Presencial EAD Domínios das Ciências da Natureza e Domínios das Ciências Humanas
Português 3,5 1
Matemática 4,5 1 - Matemática Financeira
Física 4
Química 4
Biologia 4
Inglês 1
História 3
Geografia 3
Arte
Filosofia 1
Sociologia 1
Educação Física
TOTAL 27 3 1
Formação Geral Básica: 30 Itinerários Formativos: 1

Arraste para o lado para visualizar a tabela completa.

TOTAL: Formação Geral Básica + Itinerários Formativos = 31

Projeto de Vida

Construção do Projeto de Vida

Quem eu sou? Quem eu quero ser? O que eu quero ser?
Sentido e propósito de vida. Meu papel no mundo.
Identidade, família, escola e sociedade. Valores.
Educação integral. Formação para a vida.
Metodologias ativas.
Projetos multidisciplinares.
Trabalhos em equipe, engajamento e cooperação.
Neurociência: foco, atenção e inteligência socioemocional.
Autonomia e protagonismo do estudante.
Acolhimento, presença, gentileza e respeito transformando vidas.

Encontre uma escola conveniada ao Sistema de Ensino Objetivo

Acesse: www.objetivopertodevoce.com.br