Marcos Legais

(Fonte BNCC – páginas 9 e 10)

Reforma do Ensino Médio
Lei 13.415/17
BNCC Base Nacional Comum Curricular
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) Ensino Médio
Itinerários Formativos Referenciais Curriculares

Marcos legais:

  • Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
  • A lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 (LDB);
  • Portaria nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018 (Referencial dos itinerários formativos);
  • Resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018 (BNCC - ENSINO MÉDIO);
  • Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018 (DCNs).

Competências Gerais da BNCC

1. Conhecimento

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Pensamento científico, crítico e criativo

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Senso estético

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Comunicação

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Argumentação

Argumentar com base em fatos que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

6. Cultura digital

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

7. Autogestão

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

8. Autoconhecimento e autocuidado

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Empatia e cooperação

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Responsabilidade e cidadania

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Educação integral visando à preparação para a vida nas dimensões:
intelectual, física, emocional, social e cultural.

Itinerários Formativos

Eixos estruturantes dos itinerários formativos

Investigação da realidade por meio de práticas e produções científicas.

Envolvimento na vida pública por meio de projetos de mobilização sociocultural e ambiental.

Idealização e realização de projetos criativos.

Criação de empreendimentos pessoais ou produtivos articulados ao projeto de vida.

De preferência, os itinerários devem articular os quatros eixos. No mínimo, o itinerário deve ser estruturado a partir de um dos eixos. Foram descritas habilidades dos diferentes tipos de itinerários formativos relacionadas a cada um dos eixos nos referenciais curriculares para a elaboração de itinerários, MEC.

Tipos de itinerários

Área de conhecimento

Aprofundam e ampliam aprendizagens de uma área e promovem sua aplicação em situações diversificadas.

  • Linguagens e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias
  • Ciências da natureza e suas tecnologias
  • Ciências humanas e sociais aplicadas

Formação técnica e profissional

Preparam para o mundo do trabalho.

Integrado

Combina mais de uma área de conhecimento e pode ser complementado por formação técnica e profissional.

Projeto Novo Ensino Médio Objetivo

1ª Série

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Presencial EAD Domínios das Ciências da Natureza Domínios das Ciências Humanas
Português 4 1 1 - Leitura e produção de gêneros discursivos 1 - Leitura e produção de gêneros discursivos
Matemática 4   1 - Educação Financeira 1 - Educação Financeira
Física 3   1 - Física do Cosmo  
Química 3      
Biologia 2 1    
Inglês 1 1    
História 2      
Geografia  2      1 - Mundo Contemporâneo
Arte   1    
Filosofia   1    
Sociologia   1    
Educação Física 1      
  1 - Práticas de Biologia e Química 1 - Oficina de Arte
1 - Oficina Multidisciplinar 1 - Oficina Multidisciplinar
1 - Projeto de Vida 1 - Projeto de Vida
Total: 22 6 6
  Formação Geral Básica: 28  Itinerários Formativos: 6

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TOTAL: Formação Geral Básica + Itinerários Formativos = 34

2ª Série

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Presencial EAD Aprofundamento (presencial) Domínios das Ciências da Natureza Domínios das Ciências Humanas
Português 3 1 1 1 - Oficina de Linguagens 1 - Oficina de Linguagens
Matemática 2 1 1    
Física 1 1 1 1 - Física Médica  
Química 2   1    
Biologia 2   1    
Inglês 1   1    
História  2   1   1 - Investigações no Tempo
Geografia 1 1 1    
Arte          
Filosofia   1      
Sociologia   1      
Educação Física 1        
  1 - Práticas de Biologia e Química 1 - Oficina de Arte
1 - Oficina Multidisciplinar 1 - Oficina Multidisciplinar
1 - Projeto de Vida  1 - Projeto de Vida
TOTAL 15 6 8 5
  Formação Geral Básica: 21  Itinerários Formativos: 13

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TOTAL: Formação Geral Básica + Itinerários Formativos = 34

Projeto de Vida

Construção do Projeto de Vida

Quem eu sou? Quem eu quero ser? O que eu quero ser?
Sentido e propósito de vida. Meu papel no mundo.
Identidade, família, escola e sociedade. Valores.
Educação integral. Formação para a vida.
Metodologias ativas.
Projetos multidisciplinares.
Trabalhos em equipe, engajamento e cooperação.
Neurociência: foco, atenção e inteligência socioemocional.
Autonomia e protagonismo do estudante.
Acolhimento, presença, gentileza e respeito transformando vidas.

Sugestões de Planejamentos

Projeto Objetivo

Formação Geral Básica  Itinerários Formativos TOTAL
1ª Série 28 6 34
2ª Série 21 13 34
3ª Série 11 23 34
TOTAL 60 42 102
58,80% 41,20%

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Contato

Encontre uma escola conveniada ao Sistema de Ensino Objetivo.

Acesse: www.objetivopertodevoce.com.br