Larissa Midori representa o Brasil na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA)

Após excelente desempenho na fase nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica (OBA), Larissa Midori Miamura, aluna da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado, parte para seu primeiro desafio internacional: a 15ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), que ocorrerá no Panamá, em outubro.

A OLAA contará com delegações de 19 países. Os participantes disputarão provas teóricas e práticas individualmente e em equipes formadas por estudantes de diferentes países. “Eu espero representar bem o Brasil na olimpíada, como fizeram as equipes dos anos anteriores”, comenta a aluna.

Para ingressar na competição, Larissa participou de um rigoroso processo seletivo desde a realização da 25ª OBA, em 2022. Depois de selecionada, passou por provas e treinamentos on-line e presenciais. Os treinamentos contemplaram aulas, palestras, resolução de exercícios e práticas diversas, envolvendo manuseio de telescópios, observação de objetos celestes, construção e lançamento de foguetes elaborados com materiais recicláveis e análise de dados. “Foi nesses treinamentos que tive a oportunidade de conhecer excelentes estudantes de várias partes do Brasil e que fizeram das seletivas uma experiência muito enriquecedora: todos nós tínhamos um interesse comum em Astronomia e buscávamos uma vaga nas equipes internacionais. Apesar da competição, aprendemos muito uns com os outros e nos divertimos bastante”, afirma.

Paulo Henrique dos Santos Silva, aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado, também foi destaque nas seletivas para as competições internacionais de Astronomia. Ele foi classificado para a 16ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), que ocorrerá de 10 a 20 de agosto de 2023, em Chorzów (Polônia). Veterano em olimpíadas internacionais de Astronomia, Paulo foi medalhista de ouro na 15ª IOAA e na 13ª OLAA. (Acesse a matéria no link)

Ciência multidisciplinar

Fascinada por Astronomia, Larissa Midori explica que esta é uma ciência muito ampla, que se propõe a explicar o funcionamento do universo ao estudar desde partículas extremamente pequenas até objetos enormes a distâncias inimagináveis. “As descobertas da Astronomia, que é uma ciência muito antiga, sempre me impressionaram, e pensar que ainda existe muita coisa para ser descoberta, da Terra ou fora dela, é muito empolgante. Além disso, gosto muito do aspecto observacional: ser capaz de se orientar a partir do céu é uma habilidade muito bela que foi ultivada por milênios.”

A aluna conta que começou uma preparação intensa para a OLAA. “Estou voltando a estudar no ritmo das seletivas. No momento, pretendo focar meus estudos nos assuntos mais cobrados, aprimorar meus pontos fracos e praticar a construção de foguetes”, revela.

Parabéns, Larissa, pelo seu empenho e dedicação! Estamos na torcida!

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.