Paulo Henrique: aluno do Objetivo participa da maior competição de Astronomia do mundo – IOAA

O Brasil será representado, mais uma vez, pelo estudante Paulo Henrique dos Santos Silva na maior competição de Astronomia do mundo. Medalhista de ouro na última edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado participará da 16ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), programada para ocorrer de 10 a 20 de agosto de 2023, em Chorzów (Polônia).

“Estou muito animado e espero representar bem o Brasil, repetindo o resultado do ano passado. Estou ansioso para conhecer a Polônia e reencontrar participantes da edição anterior, além de conhecer pessoas novas”, afirma Paulo foi medalhista de ouro na 15ª IOAA, realizada em Kutaisi (Geórgia), que reuniu cerca de 300 estudantes de 45 países.

Garantir uma vaga no mundial não foi fácil. As seletivas para as olimpíadas internacionais de Astronomia são feitas pela OBA, promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Considerada a maior olimpíada do Brasil, a OBA reuniu em 2022 mais de 1,1 milhão de estudantes, representando 12.369 escolas públicas e privadas. Destes, cerca de 3 mil jovens com melhores desempenhos, entre eles Paulo Henrique, foram convidados para a fase inicial das seletivas, que consistiu em três provas on-line. A partir dessa avaliação, o aluno do Objetivo ficou entre os 200 classificados para as provas presenciais.

A última fase do processo reuniu 40 estudantes, de 9 a 14 de março de 2023, em Barra do Piraí (RJ), para um treinamento intensivo. Ao final, os participantes foram avaliados em provas teóricas e práticas. Paulo Henrique ficou em 1º lugar no ranking geral e tirou as maiores notas nas provas teóricas (1 e 2) e de análise de dados. “As seletivas foram um longo processo, desde a divulgação dos medalhistas da OBA até a etapa final. Tivemos listas avaliativas de exercícios semanais e provas de análise de dados, planetário, telescópio e carta celeste, além das provas teóricas. Meu maior desafio foi na prova observacional, em que tínhamos que realizar apontamentos com um telescópio dobsoniano dentro de um intervalo de tempo bastante curto”, comenta.

O aluno tem ainda que conciliar os estudos para a IOAA com um outro desafio: a Olimpíada Internacional de Física (IPhO). A 53ª edição da IPhO ocorrerá em Tóquio (Japão), de 10 a 17 de julho de 2023. Paulo explica que a Astronomia abrange muitas áreas da Física, tais como gravitação, termodinâmica e relatividade, e sua preparação para a IPhO está diretamente relacionada à IOAA. “Assim, consigo estudar simultaneamente assuntos cobrados em ambas as competições e também me preparar para ter um bom tempo de prova, resoluções bem explicadas e agilidade tanto na realização de experimentos físicos quanto no uso de telescópios. Porém, quando eu retornar da IPhO, planejo revisar algumas matérias mais diretamente relacionadas à IOAA, como trigonometria esférica, manejo de telescópios e nomes de estrelas e objetos de céu profundo.”

Outro destaque das seletivas para as competições internacionais de Astronomia foi a estudante Larissa Midori Miamura, também da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado, classificada para a 15ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), a ser realizada no Panamá, em outubro. (Acesse a matéria no link)

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.